275 mil alevinos do Projeto de Peixamento chegarão a cinco cidades nesta semana

13 de dezembro de 2021 - 10:00

Os municípios de Sobral, Graça, Massapê, Maranguape e Saboeiro receberão alevinos do Projeto de Peixamento até a próxima sexta-feira (17). No total, 275 mil peixes serão depositados nos açudes públicos estaduais. As entregas desta semana iniciaram nesta segunda-feira (13) em Sobral. Amanhã (14) o Peixamento segue para o município de Graça, às 8h.

A coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar distribuirá 90 mil em Sobral; 30 mil em Graça; 60 mil em Massapê; 45 mil em Maranguape e outros 50 mil em Saboeiro. As quantidades são demandadas pelas secretarias locais de acordo com o número e volume de águas represadas e açudes.

A meta do projeto é distribuir 5 milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas, gerando 1,225 toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais até o fim do ano.

O período de reprodução dos peixes acontece em até quatro meses, intervalo necessário para que os alevinos alcancem o desempenho esperado de crescimento. As fêmeas que repovoam os açudes dão em média de mil a dois mil alevinos nas áreas represadas.