18 novos municípios passam a executar o Programa Alimenta Brasil no Ceará

13 de janeiro de 2022 - 15:41

Erivelton M. Celedônio

Com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, 127 municípios cearenses passam a executar o Programa Alimenta Brasil – Compra com Doação Simultânea. Deste total, 18 são novos municípios que aderiram ao programa do Ministério da Cidadania executado pela SDA.

O objetivo do programa, que até recentemente recebia o nome de PAA Alimentos-CDS, é fortalecer a produção da agricultura familiar beneficiando entidades socioassistenciais e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A modalidade Compra com Doação Simultânea beneficiará os agricultores de Aracati, Aracoiaba, Aratuba, Beberibe, Boa Viagem, Cascavel, Cariús, Coreaú, Croata, Graça, Guaramiranga, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Madalena, Mauriti, Meruoca, Novo Oriente e Penaforte.

De acordo com a Portaria 96/2020 do Ministério da Cidadania a Coordenação Estadual contará com R$ 5.045.400,00 a serem executados até setembro.

Até lá devem ser investidos R$460 mil, apenas nestas cidades, do recurso total da portaria para aquisição de 126.052,97 quilos de alimentos de 131 novos fornecedores. Serão atendidas 16.149 pessoas em situação de vulnerabilidade social e até 29 entidades socioassistenciais.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa de Carvalho, as novas adesões garantirão a boa execução do programa. “É muito importante para nós sabermos que estamos atendendo por meio destas adesões um universo maior de pessoas que precisam de apoio em momentos desafiantes como estes de pandemia e, ao mesmo tempo, adquirirmos estes produtos de novos agricultores que passarão a destinar parte da produção para se transformar em renda para dentro de casa”, destacou a gestora.