493 mil alevinos do Projeto de Peixamento chegam a nove cidades cearenses

4 de fevereiro de 2022 - 17:35

Nesta semana as cidades de Tamboril, Santa Quitéria, Aurora, Lavras da Mangabeira, Parambu, Madalena, Boa Viagem, Independência e Cariré receberam da Secretaria do Desenvolvimento Agrário alevinos do Projeto de Peixamento do Governo do Ceará.

Entre a última terça-feira e esta quinta-feira foram distribuídos cerca de 493 mil pequenos peixes de acordo com a Coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar da SDA.

Entre três e quatro meses depois de alcançarem desempenho esperado de crescimento, as fêmeas que repovoam os açudes dão em média de mil a dois mil alevinos nas áreas represadas.

Passaram a repovoar os açudes de Tamboril 45 mil alevinos, Santa Quitéria, 60 mil; Parambu, 58 mil; Madalena, 66 mil; Boa Viagem, 60 mil; Independência, 50 mil; Lavras da Mangabeira, 60 mil; Aurora, 54 mil; e Cariré, com 45 mil.

Ao todo o Peixamento realiza a entrega de 5 milhões de alevinos em 850 reservatórios públicos do Estado somente nesta edição. A expectativa é que a iniciativa gere uma produção de 1,225 toneladas de peixe ao ano e cerca de R$ 6 milhões em negócios rurais.