Em uma semana, SDA atende 11 municípios com distribuição de 428 mil alevinos

25 de fevereiro de 2022 - 15:28

Erivelton M. Celedônio

Entre os dias 21 a 25 a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará realizou o repovoamento de açudes públicos das cidades de Capistrano, Ararendá, Barro, Forquilha, Santana do Acaraú, Alto Santo, Jijoca de Jericoacoara, Alcântaras, Aracoiaba, Itarema e Acaraú.

A ação é do Projeto de Peixamento dos Açudes Públicos 2021/2022 do Governo do Ceará executada pela Coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar da SDA (COPEA). Ao longo da semana, as entregas em águas represadas em açudes e barragens foram acompanhadas por técnicos, gestores, prefeitos e pelos secretários da SDA, Ana Teresa de Carvalho, e Thiago Sá Ponte (executivo da Pesca).

“Graças a esta parceria com o Governo do Estado a gente nunca mais deixou de tirar nossos peixes aqui nos açude da nossa cidade”, comemora alegre o pescador Ernesto Teófilo que também é presidente da associação dos pescadores de Forquilha, atendida com 60 mil pequenos peixes, na última quarta-feira (23).

Foram entregues também alevinos em Capistrano (20 mil), Ararendá (40 mil), Barro (50 mil), Santana do Acaraú (40 mil), Alto Santo (60 mil), Jijoca de Jericoacoara (25 mil), Alcântaras (19,2 mil), Aracoiaba (50 mil), Itarema (30 mil) e Acaraú (28 mil).

Realizado todos os anos, o programa prevê distribuir 1,225 toneladas de peixe em 850 açudes públicos de todo o Estado até o fim desta edição.

Os pequenos peixes da espécie tilápia são classificados como de fácil reprodução. “Entre três e quatro meses depois de alcançarem desempenho esperado de crescimento, as fêmeas que repovoam os açudes dão em média de mil a dois mil alevinos nas áreas represadas”, destaca o secretário executivo de Pesca da SDA, Thiago Sá Ponte.