Ceará ganha inventário dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas

15 de março de 2022 - 16:07

Uma coletânea de dados e informações sobre os povos tradicionais, templos e raízes da cultura de matrizes africanas e afro-brasileiras foi lançada nesta terça-feira (15) na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Ceará. O projeto inovador, realizado pela primeira vez no Estado, compõe o livro “IWÉ – Inventário dos Povos de Terreiro do Ceará”.

A publicação entregue durante o lançamento à secretária da SDA, Ana Teresa de Carvalho, é o resumo detalhado de estudos desenvolvidos nas 14 macrorregiões, em mais de 548 comunidades contatadas, após 494 entrevistas, em 57 municípios.

O estudo indica 26 comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas e Afro-brasileiras – Terreiros para projetos produtivos, por meio da certificação de 86 comunidades que tem a agricultura familiar como etnodesenvolvimento, redescobrindo culturas e ações culturais pautadas nas várias raízes dos povos descendentes africanos no Brasil.

“Este é um legado de responsabilidade em garantir que as políticas que já foram vistas, revistas, debatidas e apresentadas nos vários planos de desenvolvimento dos PCTs sejam executadas”, comemorou a presidente da Associação Afro-brasileira de Cultura Alagbà, Evelane Silveira.

O inventário é resultado do primeiro Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP) na gestão do Ceará, específico para Povos de Terreiro. O edital é da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Assentamentos e Reassentamento da SDA (CODEA).

Para o coordenador da CODEA, Castro Júnior, a ação do Governo do Ceará merece destaque pelo legado de responsabilidade em garantir que as políticas que já foram vistas, revistas, debatidas e apresentadas nos vários planos de desenvolvimento dos PCTs sejam executadas.

“É um marco importante o diálogo entre o governador Camilo Santana e o Coletivo Cultural de Matriz Africana Ibilé, que enquanto secretário foi o primeiro a recomendar atenção aos Povos e Comunidades Tradicionais”, destacou Castro Júnior.

“Estamos felizes em chegar a esta etapa de lançamento catalogando e reconhecendo como de real existência e importância perante o Governo do estado do Ceará e, consequentemente, garantir políticas públicas aos povos tradicionais de Umbanda, Candomblé, Catimbó, Jurema, Omoloko entre outros”, comentou a secretária da SDA, Ana Teresa.

Participaram do lançamento a assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, Zelma Madeira, e os secretários executivos da SDA, Carlos Bezerra, e Demitri Cruz (Planejamento e Gestão Interna).

A versão online do Inventário dos Povos de Terreiro pode ser consultada pelo site https://www.associacaoalagba.com/