Agricultores familiares do Ceará estarão em Natal/RN para expor produtos durante Feira Nordestina

10 de junho de 2022 - 14:16

Uma delegação de feirantes vinculados às cooperativas, associações e grupos produtivos assistidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) estarão em Natal, no Rio Grande do Norte, participando da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES). O evento ocorrerá dos dias 15 a 19 de junho e será uma grande vitrine da diversificada produção da agricultura familiar e economia solidária dos nove estados do Nordeste brasileiro.

Batizada de “a grande festa da colheita”, por iniciativa da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Nordeste, a feira visa promover, divulgar e comercializar produtos de empreendimentos do campo e promover intercâmbio dos resultados das políticas públicas desenvolvidas nos governos que compõem o Consórcio Nordeste. A feira também será um espaço estratégico para reafirmação da nossa identidade cultural, saberes e sabores que marcam e caracterizam o povo nordestino, onde contará com a cozinha “Sabores da Terra” e Festival Gastronômico, além de uma ampla programação cultural com shows de artistas de música popular.

Serão ao todo 23 empreendimentos cearenses expostos na FENAFES, que será realizada no Centro de Convenções de Natal, com dois feirantes por empreendimento. Estarão expostos para comercialização empreendimentos egressos do Projeto São José III ou selecionados para o Projeto São José IV, União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL), (Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (CCA/ACACE) e à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB Ceará), além de agricultores apoiados pelo Projeto Paulo Freire (PPF) e coordenadorias da SDA.

De acordo com a secretária Ana Teresa de Carvalho, a feira será um espaço privilegiado para integração dos produtos cearenses. “Vamos atuar na exposição e venda dos melhores produtos alimentares e artesanais do Nordeste Brasileiro, além de realizar negócios e divulgar a excelência e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e economia solidária nordestina e estar neste ambiente de intercâmbio de conhecimento popular e acadêmico, nas áreas tecnológica, social, ambiental, mercadológica, cultural e entre outros”, destacou a gestora.

Estão confirmados nomes como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Mestrinho, Carlinhos Zens, Cida Lobo, Circuito Musical, Deusa do Forró, Zé Hilton, Maciel Salú, Siba, dentre outros.

Espera-se que a FENAFES conte com a participação de mais de 150 cooperativas e associações, envolvendo mais de 500 expositores com um público visitante total de mais de 10 mil pessoas durante todo o evento.

Além dos agricultores familiares, técnicos da SDA integrarão a comitiva que acompanhará debates acerca de alinhamentos propostos no âmbito da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Nordeste.