SDA realiza capacitação para implantação da Mandalla Mais Infância

22 de junho de 2022 - 10:32

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará promoveu no início neste mês de junho o primeiro módulo do curso de acompanhamento técnico para orientação da construção coletiva da Mandalla Mais Infância, ação do Programa Mais Infância Ceará. O projeto Mandalla atende todo o estado do Ceará desde 2008. Por ser um programa de sucesso, que visa o desenvolvimento de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Neste módulo foi construído o reservatório, dois canteiros iniciais e uma pilha de compostagem. O curso aconteceu na residência da agricultora familiar Maria de Jesus Pereira de Almeida, em Poço da Pedra, distrito de Lagoa do Mato, no município de Itatira. Nesse primeiro módulo foram capacitados 24 agricultores familiares, sendo 21 do município de Itatira, dois em Paramoti e um em Apuiarés. Além de sete técnicos de ATER das Secretarias de Agricultura e EMATERCE destes três municípios.

A proposta é que os técnicos de ATER e produtores capacitados neste primeiro módulo realizem até a segunda semana de setembro/2022 a construção das 43 Mandallas das famílias de agricultores familiares selecionadas nos municípios de Itatira, Apuiarés e Paramoti.

A meta é atender uma demanda de 450 mandalas, em parceria com a EMATERCE e as Prefeituras Municipais, que serão implantadas nas quatorze macrorregiões do sertão cearense.

O Projeto de Produção Integrada – Mandalla Mais Infância é um processo de desenvolvimento holístico, sistêmico e ambiental, de integração permacultural, que busca a qualidade de vida, aliada à produtividade econômica e ao equilíbrio ambiental. Ele atende famílias de agricultores do sertão do Ceará e traz a proposta orgânica de autossuficiência alimentar das mais diversificadas culturas vegetais e animais.

Cada Mandalla Mais Infância é composta por um reservatório com um sistema de irrigação, para que seja produzido em seu entorno o cultivo de hortaliças, legumes, frutas, cereais, cultivo de peixes e aves etc.