SDA lança publicações de sistematização metodológica e de boas práticas do Projeto Paulo Freire

29 de dezembro de 2022 - 08:58

Texto: Rones Maciel | Fotos: Rafael Fonteles

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou na última quinta-feira (22) a entrega das publicações de sistematização metodológica e de boas práticas do Projeto Paulo Freire (PPF). Na Gestão do Conhecimento do projeto foram produzidas 10 peças (gráficas, vídeos e relatórios). O objetivo das sistematizações é tornar público os resultados do projeto, e também disseminar as metodologias desenvolvidas nas questões produtivas e sociais, nos temas de juventudes, gênero, raça e etnia na convivência com o Semiárido.

As peças estão disponíveis para acesso ao público em geral e de forma gratuita no site da SDA (https://www.sda.ce.gov.br/ugp-paulo-freire/). Elaboradas com uma linguagem simples e direta, o/a leitor/a terá acesso desde as estratégias de juventudes, gênero, raça e etnia, à experiência de Assessoria Técnica de base agroecológica. É possível conhecer ainda o processo de elaboração de cada peça, presente na publicação de Gestão do Conhecimento e Comunicação. A fim de ampliar a disseminação, as peças estão nas versões em português, inglês e espanhol.

 

1 – Publicação – Estratégia de Gestão do Conhecimento e Comunicação

2 – Livro – Esperançar Juventudes: Participação e Expressão no Semiárido

3 – Livro – Estratégia de Gênero Raça e Etnia no PPF

4 – Coletânea – Floriô Semiárido/14 fascículos

5 – Livro – Bem Viver no Semiárido: olhares sobre a assessoria técnica contínua de base agroecológica no Projeto Paulo Freire

6 – Revista – PPF em Números

7 – Relatório de Conclusão do PPF

8 – Relatório de Impacto do PPF

9 – Webdoc Juventudes do Semiárido

10 – Vídeo Institucional do PPF

 

Gestão do Conhecimento e Comunicação

Segundo o jornalista Rones Maciel, e responsável pela execução da estratégia e plano de Gestão do Conhecimento e Comunicação no Projeto Paulo Freire, “a proposta foi planejada para organizar os processos e os procedimentos que, a partir de uma base de dados, as informações e conhecimentos, permitiram a utilização do capital intelectual produzido para sua disseminação na sociedade por meio de documentos, peças técnicas e mídias.”

 

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire é uma realização do Governo do Estado do Ceará, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do acordo de empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Realizado desde 2014, o projeto promoveu ações de desenvolvimento social e produtivo sustentável com mais de 23 mil famílias beneficiadas diretamente, em 31 municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no semiárido cearense. Nos últimos seis anos foram investidos cerca de 80 milhões de dólares no fomento produtivo e ações sociais com homens, mulheres, jovens, quilombolas, indígenas e pescadores artesanais. Eleito em 2021, um dos melhores projetos do FIDA no mundo, entre mais de 130 projetos.