Unidades de Gerenciamento dos projetos São José e Paulo Freire apresentam atividades a nova gestão da SDA

11 de janeiro de 2023 - 08:35

Marcel Bezerra - Texto e Imagens

Durante toda esta terça-feira, 10 de janeiro, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, reuniu-se com integrantes das unidades de gerenciamento dos projetos (UGPs) São José IV e Paulo Freire.

A primeira reunião de alinhamento das UGPs com a equipe do secretário ocorreu pela manhã, no prédio do projeto São José (PSJ), inaugurado no final do ano passado.

Coordenado pelo professor Lafaete Almeida, o PSJ IV é uma política pública do Governo do Estado executada por meio da SDA e conta com financiamento junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) no valor de R$ 100 milhões e contrapartida do Estado de R$ 50 milhões.

Atualmente em sua quarta fase, o São José tem como objetivos fortalecer a Agricultura Familiar por meio de apoio a atividades produtivas, ampliar o acesso à água e saneamento e reforçar institucionalmente os parceiros estratégicos e a gestão do projeto.

Durante a reunião, Lafaete e a equipe do São José apresentaram diretrizes e metas do projeto em cada um dos três componentes para o ano de 2023. “Tem sido um grande desafio implementar essa que é uma das mais importantes políticas que chega aos agricultores e agricultoras cearenses. O secretário pôde compreender a dimensão do projeto e se comprometeu conosco a continuar dando o apoio que já vinha dando como deputado e agora como titular da SDA”, afirmou o coordenador.

“Nos foi apresentado um panorama geral do projeto, que tem diversos instrumentos de controle e acompanhamento por parte da entidade financiadora, assim como os prazos e metas estipulados e cumpridos até agora. Nosso desafio é fazer o projeto seguir caminhando dentro das exigências do contrato e que as iniciativas continuem impactando lá na ponta junto às comunidades”, acrescentou Moisés Braz.

Projeto Paulo Freire

À tarde, Moisés Braz se reuniu no auditório da SDA com a equipe do Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire. Outra política pública do Governo do Estado, o projeto foi viabilizado por meio do Acordo de empréstimo com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Considerado como a quarta iniciativa com a melhor classificação no ranking de desempenho no portfólio global do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Paulo Freire tem o objetivo de reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores e agricultoras familiares de 31 municípios cearenses, através da inclusão social e econômica de forma sustentável.

Iniciado em 2013, atua na assessoria técnica contínua com fomento produtivo em 600 comunidades rurais, atendendo 23.766 famílias, totalizando 90.310 agricultores. Por meio do projeto a SDA ao longo dos últimos anos atua para reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares, com investimento de US$ 80 milhões.

Segundo a coordenadora do projeto, Íris Tavares, a reunião tratou sobre os avanços e desafios do Projeto Paulo Freire. “Nossa proposta é que nesse novo ciclo a partir da gestão Elmano de Freitas haja a possibilidade de dar continuidade ao projeto com apoio do novo secretário Moisés Braz”, afirma ela, ao destacar que o combate à fome e à extrema pobreza são prioridades do Governo Federal, à frente o presidente Lula.

Para Iris, o Paulo Freire mostrou possibilidades reais de contribuir com esses propósitos. “A nossa meta era reduzir a pobreza em 30%, e nós conseguimos chegar ao percentual de 23%, mesmo considerando o cenário de 7 anos de seca, da Covid-19 e o recuo das políticas públicas por parte do Governo Federal nos últimos anos”, pontuou.

“O Projeto Paulo Freire está em fase final de execução. É uma ideia que ajudei a construir desde o tempo do movimento sindical, a partir do projeto Dom Helder Câmara, que se revelou muito eficaz. Por isso, vamos trabalhar junto ao governador para conseguirmos um novo empréstimo e fortalecer principalmente o trabalho junto aos jovens e às mulheres rurais”, concluiu o secretário Moisés Braz