Moisés Braz defende mudanças no Pronaf, Ater e mulheres em reunião com secretários do Nordeste

8 de março de 2023 - 18:53

Texto e fotos: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Elane Lima

Durante a 18ª reunião da Câmara Técnica da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, ocorrida em Natal (RN) nesta terça, 7 de março, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, defendeu três pautas importantes para a Agricultura Familiar cearense e brasileira.

A reunião contou com as presenças da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, de secretários e secretárias estaduais do setor e de representantes de instituições que trabalham com o desenvolvimento e com a Agricultura Familiar, como Banco Mundial, IICA e Fida.

Moisés se dirigiu ao ministro Paulo Teixeira para defender a equiparação dos valores dos créditos do Pronaf para os trabalhadores do Nordeste em relação aos concedidos aos trabalhadores do Sul do país. “Há linhas de financiamento em que um pronafiano do Nordeste consegue obter um empréstimo de, no máximo, R$ 6 mil, enquanto o trabalhador enquadrado na mesma linha, em estados do Sul, conseguem entre R$ 15 mil e R$ 20 mil”, exemplificou.

O secretário também defendeu uma política nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural que atenda aos interesses da Agricultura Familiar. Segundo ele, “toda a cadeia que trabalhamos, que envolve terra, energia, água, se a gente não tiver conhecimento e acompanhamento técnico, nossos projetos não irão avançar”.

Políticas com foco nas mulheres foi objeto da pauta do secretário Moisés. “Fiquei feliz com a apresentação do PAS – e é um sonho muito grande que eu tenho – mostrando que vamos trabalhar o empoderamento das mulheres. Portanto, estamos aqui para reafirmar a parceria do Estado do Ceará”, pontuou.

“Parabéns a todos os colegas secretários, em particular ao nosso coordenador, secretário de Desenvolvimento Rural do RN, Alexandre Lima, assim como à governadora Fátima Bezerra, pela acolhida em nossa primeira participação na Câmara Técnica”, agradeceu o titular da SDA.

Na segunda-feira, 6, Moisés e a comitiva do Ceará foram à comunidade de Passagem Comprida, em Bom Jesus (RN), onde a governadora Fátima Bezerra inaugurou um poço tubular no Sítio Alegria movido a energia solar, entregou implementos agrícolas e beneficiou famílias com crédito rural.

Antes da reunião da Câmara Técnica da Agricultura Familiar com secretários e secretárias do Nordeste, a programação da terça-feira, 7, constou ainda de café com movimentos sociais, inauguração da reforma da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes)e anúncio de diversas medidas para fortalecer o campo potiguar.

Entre elas, a governadora Fátima Bezerra lançou o Programa Estadual de Apoio ao Acesso a Mercados Privados pela Agricultura Familiar (Mais Mercados), uma parceria do Projeto Governo Cidadão com a Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN) para fomentar o acesso desses trabalhadores a feiras da agricultura familiar, espaços fixos de comercialização, rodadas de negócio, prospecção de mercados, entre outras iniciativas. Serão investidos R$ 2,4 milhões oriundos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial/Governo Cidadão, mais outros recursos próprios e em convênio com o Sebrae-RN.