SDA realiza reunião de nivelamento com técnicos do PNCF

24 de março de 2023 - 14:38

Texto: Luan Herculano e Marcel Bezerra | Fotos: Rafael Fonteles | Web: Naélio Santos | Ascom SDA

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF – Terra Brasil) foi tema do encontro, ocorrido nos últimos dias 23 e 24 de março, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em Fortaleza. A II Reunião de Nivelamento para a operacionalização do programa reuniu, durante os dois dias, representantes de órgãos do governo estadual, federal, bem como de instituições financeiras, movimentos sociais, técnicos e projetistas das empresas de Ater e da SDA.

Realizado pela Coordenadoria de Crédito Rural (Cocred) da SDA, o evento teve como objetivo promover a qualificação e o nivelamento dos temas, normas e diretrizes do PNCF – Terra Brasil no Ceará. O programa é uma das principais políticas públicas a oferecer condições para que agricultores e trabalhadores rurais, sem acesso à terra ou com pouca terra, possam adquirir imóvel rural e realizar investimentos em infraestrutura por meio de um financiamento de crédito rural em condições subsidiadas.

Para o secretário Executivo do Planejamento e Gestão Interna da SDA, Taumaturgo Júnior, esse momento é de suma importância na execução desta política que, além de capacitar os técnicos que contribuem para o desenvolvimento do campo, ainda garante a transformação da vida dos agricultores familiares. “O PNCF é uma das principais ferramentas de resgate da dignidade e cidadania dos homens e mulheres do meio rural. Por meio dele possibilitamos e garantimos acessos e direitos a todos”, ressaltou.

A secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Rosângela Moura, salienta que a continuidade do PNCF – Terra Brasil é fundamental para as atividades da Federação. “Falar de crédito fundiário é falar sobre as promoções de melhorias para a mulher e o homem do campo. Neste encontro é importante debatermos o seu aperfeiçoamento para que mais pessoas sejam alcançadas e contempladas”, destacou.

“O Ceará é exemplo para o Brasil”, assim destaca Silva Verona Zanol, consultora do PNCF para o Ceará. A técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar aponta que o Estado é protagonista por meio dos seus projetos avaliados, contratados, bem como pela qualidade dos seus projetos.

Já o coordenador da Cocred da SDA, Arimatéa Gonçalves, avalia que se os índices estão bons é porque a gestão faz o exercício de analisar a quantidade e qualidade dos seus processos. “Aqui no Ceará a gente se preocupa muito em aumentar o desempenho, mas principalmente em qualificar e gerar resultados positivos na vida dos cearenses”, justificou.

PNCF no Ceará é destaque nacional

O Estado do Ceará foi pioneiro na implantação do Crédito Fundiário. Do início do programa até o final de 2022, foram atendidas 8.780 famílias. Neste ano, o Estado realizou o maior número de contratações do Brasil, com 312 novos projetos dos 1.159 contratados em todo o território nacional.

O PNCF – Terra Brasil é uma ferramenta de desenvolvimento do meio rural. Por meio dele, é possível proporcionar a redução da pobreza no campo, a regularização dos imóveis rurais para a democratização do acesso à terra e a consolidação da agricultura familiar.