Cisternas de placa transformam vida de comunidade quilombola em Pacajus

8 de maio de 2023 - 18:20 # # #

O moradores do Quilombo Base, no município de Pacajus, a 50 km de Fortaleza, celebram em 2023 a conquista do acesso à água de qualidade. Eles foram beneficiados com a construção de 100 cisternas de 16 mil litros que captam água para consumo humano, beneficiando famílias de 8 comunidades – Baixa Grande, Quilombo Base, Cavalaria, Curimatã 2, Lagamar e Lagoa Seca 2. As cisternas estão sendo implantadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em parceria com o Instituto Antônio Conselheiro (IAC).

A chegada da cisterna também é sinônimo de mobilização social. As famílias recebem capacitação em gerenciamento de recursos hídricos, trabalho que, além de fortalecer a troca de conhecimento entre equipe técnica e comunidade, estimula as famílias a se engajarem em todas as etapas do projeto.

A comunidade fica localizada a cerca de 15 minutos do município de Pacajus, e é exemplo de ancestralidade, valorização da cultura e de luta por direitos. Reconhecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma  Agrária  (Incra)  e  certificada  como  remanescente  de  quilombo  pela  Fundação Cultural Palmares, tem em torno de 170 moradores que fortalecem a memória e tradição popular ancestral.

De acordo com Sebastião Francisco da Silva, presidente da Associação Remanescente de  Moradores  do  Quilombo  Base,  as cisternas impactam diretamente na saúde e na qualidade de vida das famílias, principalmente as famílias recém formadas. “Elas trouxeram  boas  mudanças  para  minha  família  e  para  todo o quilombo. Algumas pessoas chegavam a comprar água em carro pipa e hoje temos a garantia de água de qualidade para todos, principalmente para os casais mais novos. É a certeza de ter onde guardar esse bem tão precioso” destaca.

Água é um direito e necessita ser amplamente garantido. As comunidades tradicionais lutam hitoricamente pelo reconhecimento de seus direitos e pela defesa de seus territórios e ao  mesmo  tempo  reinventam  o  jeito  de  conviver com o semiárido. Com manejo adequado e práticas de cuidado e preservação da tecnologia, as cisternas conseguem armazenar água degrader o meio ambiente, ao contrário da ação de grandes empreendimentos econômicos que às vezes ocasionam o esgotamento do recurso.

A SDA, em parceria IAC, está realizando desde 2022 a implementação de 617 cisternas de 16 mil litros para 617 famílias de comunidades rurais dos municípios de Quixeramobim, Quixadá, Choró, Madalena, Mombaça, Pacajus, Banabuiú e Morada Nova.

Água de qualidade e vida digna no campo andam de mãos dadas. Para o coordenador geral do IAC, Flávio Henrique Gonçalves, ampliar o acesso à água para os povos do campo, principalmente para as famílias de comunidades tradicionais, gera impactos positivos nas vidas das famílias, com ênfase especial às mulheres, principais afetadas pela falta de acesso à água. “Fortalecer este trabalho é uma ação de justiça social e ambiental na busca de um mundo onde as mulheres e suas famílias possam desfrutar e exercer o seu direito à água, à comida e um ambiente limpo, saudável e seguro”, destaca.

Texto: Bernardo Lucas e João Marcos Nunes 

Fotos: João Marcos Nunes

Colaboração: Instituto Antônio Conselheiro