Órgãos e entidades alinham na SDA intervenções no PPA Participativo Federal

25 de maio de 2023 - 14:03

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

O auditório do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) sediou na tarde desta quarta (24), reunião entre diversos órgãos e entidades ligadas à agricultura familiar de diferentes esferas com vistas à construção do Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo).

Nesta sexta-feira (26), o estado do Ceará recebe plenária para a elaboração participativa do PPA, promovido pelo Governo Federal, com o objetivo de incorporar as prioridades indicadas pela sociedade civil no PPA 2024-2027. Os encontros são realizados nas 27 unidades da federação, até 10 de julho de 2023. Em Fortaleza, a plenária ocorre na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), na rua Barbosa de Freitas, 2709, bairro Aldeota com as presenças do governador Elmano de Freitas, dos ministros Camilo Santana (Educação), Simone Tebet (Planejamento), e Márcio Macêdo (Secretaria Geral da Presidência).

O coordenador geral do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), José Wilson Gonçalves, esteve à frente da reunião, da qual participaram coordenadores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e representantes estaduais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e dos movimentos sindical e sociais, como Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agriculturas Familiares do Ceará (Fetraece), Movimento Sem Terra (MST) e Movimento Atingidos do Barragens (MAB).

Segundo Gonçalves, o objetivo da reunião foi aprofundar o debate, mobilização e inscrição para participação nas etapas seguintes de construção do PPA Participativo, coordenado pelo governo federal a ser realizado em todo o país com todos os setores das gestões pública e com os movimentos da sociedade civil organizada.

“Encaminhamos a realização de três agendas. A primeira é relativa à mobilização para a plenária desta sexta. A segunda é uma reunião de trabalho para planejar a realização de uma reunião complementar para aprofundar o debate e apresentação de propostas para os programas prioritários do PPA Participativo. Depois, deveremos reunir todos os setores do governo do estado que atuam e executam políticas públicas para o campo e para Agricultura Familiares. Entre eles, estarão o movimento sindical rural e os movimentos do campo, povos originários e comunidades tradicionais que demandam ações e políticas para a gestão pública”, explicou.