Cooperativa apoiada pelo Projeto São José representa o Ceará em evento na Itália

4 de outubro de 2023 - 17:01

Texto e Fotos: Rones Maciel, Comunicação PSJ/SDA

O estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Projeto São José, esteve representado no VII Foro Pymes, que aconteceu de 2 a 4 de outubro, na província de Bérgamo, na Itália.

Lucimério Araújo, integrante da Cooperativa Regional dos Assentados e Assentadas da Reforma Agrária do Sertão Central (Cooperasc) – Laticínio Terra Conquistada, de Quixeramobim, juntamente com a engenheira de Alimentos, Florença Moreira, apresentaram o processo de produção de laticínios do Ceará, durante os intercâmbios de experiências dos “territórios leiteiros”.

Durante os três dias de evento, os representantes do Ceará participaram de visitas a centros de formação e inovação, câmaras de comércio e associações de produtores e beneficiamento do leite na região de Bérgamo. Além de partilharem boas práticas nos workshops sobre a indústria de laticínios.

Para Lucimério o Projeto São José é um importante parceiro nesse processo de fortalecimento da agricultura familiar no Ceará. “É uma estar aqui, participando de um evento como este. Isso nos faz perceber o quanto é estratégico e importante o investimento em políticas públicas para agricultura familiar, como é o caso do Projeto São José. O projeto tem contribuído significativamente para o avanço da agricultura familiar no Ceará. É este exemplo de política exitosa que compartilhamos durante o evento para os demais delegados e delegadas da América Latina e Itália”, disse.

A Cooperasc – Laticínio Terra Conquistada de Quixeramobim é uma das organizações da agricultura familiar beneficiadas pelo Projeto São José IV. Um dos produtos da cooperativa é a Terra Conquistada, marca dos produtos da Reforma Agrária no Ceará. Seu objetivo é fortalecer as características sociais e ambientais da produção de camponeses/as com ênfase na agroecologia e nas relações de trabalho baseadas na cooperação e intercooperação.