SDA recebe equipes sociais do Projeto São José

22 de janeiro de 2024 - 17:33

Texto: Rones Maciel Fotos: Pâmela Soares/Ascom SDA

Na manhã desta segunda-feira (22), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ) realizou atividade com a equipe que irá atuar nos municípios de oito bacias hidrográficas do Ceará. São 16 profissionais para auxiliar no campo as ações de salvaguardas sociais no acesso a abastecimento de água e saneamento no projeto.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, falou da importância do trabalho para o desenvolvimento agrário por meio do Projeto São José.

“Hoje iniciamos uma nova fase, muito importante para fortalecer ainda mais o trabalho do Projeto São José nas questões sociais no campo. Nossos articuladores atuarão nos oito territórios do nosso estado na questão da mobilização, disponibilizados para fazer esse trabalho social. Estamos entregando também os veículos para trabalhar nas regiões do Ceará”, reforçou Braz.

Cada território terá a atuação de dois profissionais da equipe técnica de campo para implementar a estratégia social do PSJ, com contato direto com os beneficiários e articulações com as instituições e técnicos dos territórios que possam contribuir no desenvolvimento das atividades.

O coordenador do projeto, Lafaete Almeida falou dos avanços que o PSJ passa a ter a partir da inserção dessa equipe social.

“Temos avançado cada vez mais na implementação do Projeto São José IV, levando o benefício para as comunidades rurais do Ceará. Não só os veículos, mas também toda a estrutura logística necessária para que as 16 profissionais contratadas para equipe técnica da área social possam iniciar o seu trabalho junto às comunidades rurais. Inicialmente agora com nos sistemas de abastecimento de água, assegurando a mobilização das comunidades, o acesso às informações sobre o projeto e das demais políticas públicas da SDA. Hoje foi a culminância dessa atividade com a participação do nosso secretário Moisés Braz”, ressaltou Almeida.

Cristina Barros, assessora de Gestão Social do projeto, destacou como se dará o trabalho da equipe e as parcerias realizadas.

“O foco inicial são as comunidades beneficiadas com Sistemas de Abastecimento de Água e Saneamento. O trabalho das equipes sociais será principalmente buscando o maior engajamento e participação dos beneficiários, proporcionando uma maior inclusão de mulheres e jovens, melhoria de qualidade de vida, considerando os indicadores do projeto”.

Parcerias

O trabalho a ser desenvolvido pelos técnicos das salvaguardas sociais do PSJ IV contará com a parceria da Cagece, por meio da Gerência de Saneamento Rural e Sohidra, do Núcleo de Pequenas Obras Hidráulicas, responsáveis pelo estudo de viabilidade, elaboração de projetos e implementação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

As equipes terão grande interação com as unidades gerenciais do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), objetivando o acolhimento pelas associações, comunidades e beneficiários, ao modelo de gestão compartilhada para os sistemas de abastecimento, além do fortalecimento de outras ações sociais.

Bacias hidrográficas

Alto Jaguaribe (Acopiara), Parnaíba (Crateús), Metropolitana (Fortaleza), Salgado (Juazeiro do Norte), Banabuiú (Quixadá), Acaraú e Coreaú (Sobral), Curu e Litoral (Itapipoca), Baixo e Médio Jaguaribe (Russas).