I Seminário do Fedaf discute crédito para o fortalecimento da Agricultura Familiar

13 de março de 2024 - 16:25

Texto e foto: Pâmela Soares

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário realizou, nesta terça-feira (12), o I Seminário do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Fedaf), no auditório da Ematerce. Com o tema “A importância do crédito para o desenvolvimento da agricultura familiar” o evento reuniu representantes da Ematerce, do Idace e das entidades credenciadas pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural (CEDR) para atuar na assistência técnica aos agricultores familiares cearenses para dialogar sobre a atuação do Fedaf em todo o Ceará.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, participou da abertura do evento ao lado do secretário do Trabalho, Vladyson Viana, da representante do Banco do Nordeste (BNB), Ana Paula, do superintendente do MDA no Ceará, José Wilson, do coordenador do Fedaf, Henrique Pais, do chefe de gabinete da Ematerce, Bartolomeu Cavalcante e outras autoridades. 

Na ocasião, o secretário Moisés pontuou a importância do fortalecimento das ações do Fedaf: “O Governo do Ceará tem priorizado, por meio do Fedaf, projetos que melhoram a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras do campo. O nosso maior objetivo é garantir que os agricultores e agricultoras cearenses tenham, além da terra e da água, condições de investir em suas produções com mais investimento e assistência técnica”, concluiu Moisés.

O Fedaf favorece a Agroecologia, a Convivência com o Semiárido e a Socioeconomia Solidária com projetos aprovados por meio de edital que concede empréstimos e financiamentos às organizações e agricultores contemplados. Representante da Cáritas Diocesana de Sobral, José Maria Vasconcelos destacou a relevância do evento. Esse seminário é de fundamental importância para unir o campo e a cidade no sentido da geração de renda, do acesso à terra, acesso a recursos para que as famílias possam viver bem com dignidade no nosso semiárido cearense”.

A programação teve início com o painel “Crédito para o Fortalecimento da Agricultura Familiar” que contou com a participação do secretário do Trabalho, Vladyson Viana que apresentou o projeto da Agência de Fomento do Ceará; da gerente de microcrédito do BNB, Ana Paula e do secretário executivo do FEDAF, Marco Aurelio. No segundo momento, em grupos de trabalho, as organizações participantes realizaram suas avaliações sobre o Fedaf dialogando sobre seus avanços, dificuldades e desafios.