SDA apresenta mapeamento das Casas e Bancos de Sementes Crioulas do Ceará

15 de março de 2024 - 17:28

Texto: Pâmela Soares | Fotos: Elis Priscila

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, em parceria com o Instituto Agropolos e o Instituto Veredas da Cidadania, apresentou o resultado do primeiro Mapeamento das Casas e Bancos de Sementes Crioulas no Ceará, nesta sexta-feira (15), no auditório da SDA. A iniciativa, de caráter inédito, tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e a soberania da segurança alimentar dos cearenses, e deverá integrar a política de fomento produtivo e agroecologia implementada pela secretaria. 

Foram mapeados 364 casas e bancos de sementes crioulas nas 14 macrorregiões de planejamento do estado. A partir do levantamento das suas produções e atividades irão fornecer sementes para o programa Hora de Plantar, conforme prevê a Lei de Incentivo à Formação de Bancos Comunitários de Sementes Crioulas e Mudas (Lei nº17.179/2). 

O secretário da SDA, Moisés Braz, destacou a relevância da iniciativa. “O Governo do Ceará tem priorizado a agricultura familiar. E o nosso compromisso, a partir deste mapeamento, é gerar oportunidade e garantir que os guardiões e guardiãs de sementes estejam incluídos no fornecimento do programa Hora de Plantar, ampliando a comercialização das sementes e a produção dessas famílias com mais incentivo e assistência técnica”, explicou.

O seminário reuniu representantes dos bancos e casas de sementes crioulas que integraram o levantamento. O documento mapeou os dados de funcionamento e gestão, georreferenciamento, produção e armazenamento, tipos de sementes e capacidade produtiva e de comercialização. Para Cleide Maria Pereira, agricultora e representante do Sindicato dos Agricultores Familiares Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Straaf) de Forquilha, o mapeamento é um marco para os povos do campo e comunidades tradicionais.  “Desenvolvemos, desde 2009, um trabalho com casas de sementes no nosso município e essa iniciativa é muito importante para nós, pois nos traz o reconhecimento das nossas sementes e a certeza de que nossa luta não foi em vão.”

Os resultados do mapeamento irão compor um livro e uma plataforma digital interativa que apresentará os dados com geoprocessamento em Power Bi. Foram sistematizadas informações como o número de casas e bancos, os tipos de comunidade e sua caracterização, a situação das casas e quintais produtivos, além da forma de armazenamento das sementes e seus principais problemas de funcionamento. “As casas e bancos de sementes crioulas são uma estratégia da política pública fundamental para o Ceará, pois fornecem alimentos nutritivos e culturalmente adequados à realidade de cada região, além de fortalecer as comunidades e o desenvolvimento sustentável.”,  ressaltou o Diretor Presidente do Instituto Veredas, Marcos Arcanjo.