SDA lança edital exclusivo para financiar projetos de mulheres rurais do Ceará

21 de março de 2024 - 10:22

Texto: Rones Maciel / Foto: Comunicação PSJ

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Projeto São José, lançou nesta terça-feira (19), o Edital Mulheres Rurais. O lançamento ocorreu durante o tradicional evento do Dia de São José, que este ano foi realizado na cidade de Chorozinho, com a presença do governador Elmano de Freitas e do secretário da SDA, Moisés Braz, além do coordenador do Projeto São José na secretaria, Lafaete Almeida.

O secretário Moisés Braz destacou a importância do edital. “Neste Dia de São José, anunciar o edital Mulheres Rurais enche nossos corações de alegria e entusiasmo. Este edital representa um marco na história da agricultura familiar cearense, ainda mais por selecionar propostas de negócios protagonizadas por mulheres que moram e resistem em comunidades rurais do Ceará“, afirmou o titular da SDA.

O objetivo do edital Mulheres Rurais é fortalecer negócios já existentes e, assim, promover a independência financeira e o reconhecimento social dessas mulheres. O edital vai selecionar propostas de negócios feitas por mulheres que moram em comunidades rurais do estado do Ceará.

Serão selecionadas 200 inicativas que receberão recursos de até R$ 30 mil para investir em projetos e assessoria técnica, para fortalecer atividades econômicas produtivas agrícolas e não agrícolas, com a produção ou serviço vinculados diretamente à agricultura familiar, pecuária, extrativismo vegetal e pesca.

Inovação

O edital Mulheres Rurais é o primeiro na linha de fomento exclusivo para mulheres rurais na política pública no estado do Ceará. E também em linguagem simples na SDA, uma inovação na política de Estado.

Todo o processo acontece de forma online, por meio do Sistema Integra, com linguagem simples que possibilita acessibilidade, autonomia e inclusão das mulheres rurais no processo de inscrição.

A linguagem simples aplicada no edital Mulheres Rurais é uma parceria da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Laboratório de Inovação Íris do Governo do Estado do Ceará.

Acesse edital AQUI