SDA realiza webinar de lançamento do edital Mulheres Rurais

26 de março de 2024 - 17:46

Texto: Rones Maciel (Comunicação PSJ) Imagens: Reprodução/SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, realizou o seminário virtual de lançamento do edital Mulheres Rurais, na manhã desta terça-feira (26). O encontro teve o objetivo de apresentar as principais informações do documento e tirar dúvidas da população rural dos municípios cearenses.

O webinar foi mediado pela técnica do Projeto São José, Nadir Chaves. O secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia da SDA, Pedro Neto, destacou a importância do edital para fortalecer a política pública da agricultura familiar no Estado, especialmente para o papel da mulher no desenvolvimento econômico no meio rural.

“O Edital Mulheres Rurais demonstra também este compromisso do governador Elmano de Freitas de poder chegar a um segmento, àquelas que também tem história na vida política, social, mas também na produção. E este edital representa a conquista das mulheres rurais como protagonistas desse processo, presente em diversas etapas da produção”, destacou o secretário da SDA.

Confira o webinar:

Investimento internacional

A gerente do Banco Mundial para o projeto no Ceará, Marie Paviot, elogiou o edital Mulheres Rurais. “Quero parabenizar a equipe do Projeto São José pela inovação, pela forma que o edital foi desenvolvido para as mulheres que moram no campo. Enquanto banco, queremos reproduzir, no Brasil ou em outros países, essa experiência do Projeto São José. Desejo a todas as mulheres, boa sorte!”, reforçou Paivot.

Além de ser o primeiro edital específico para mulheres rurais no Ceará, o projeto trouxe ainda a inovação de Linguagem Simples. O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, enumerou os desafios e expectativas com o edital. “O Edital Mulheres Rurais vem para atender àquelas mulheres que já tem um negócio, uma iniciativa, e deseja ampliar, fortalecer. E nossa expectativa é poder oferecer a essas mulheres de 182 municípios elegíveis a receber os investimentos, que possam apresentar propostas inovadoras, cheias de criatividade”, frisou.

A atividade contou também com a participação do gerente de Inclusão Econômica Sustentável do projeto, João Lima; e da coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados (Íris), Karine Gurgel.

Edital Mulheres Rurais nos territórios

As próximas etapas do processo de divulgação do edital, o Projeto São José promove Seminários regionais, entre os dias 1º e 17 de abril, onde será possível tirar mais dúvidas sobre as etapas e procedimentos da inscrição no edital.
As dúvidas podem ser tiradas também por meio do aplicativo ‘SDA Ceará’, disponível para Android e IOS, e no e-mail disponível no edital.

O edital Mulheres Rurais foi anunciado no último dia 19, Dia São José. Irá beneficiar diretamente 200 mulheres, por meio do financiamento de projetos em atividades agrícolas e não agrícolas, com investimentos de até R$ 30.000,00.

Acesse o edital AQUI