Edital mulheres rurais inicia o processo de capacitação das 200 selecionadas
20 de setembro de 2024 - 14:00
Texto: Rones Maciel (PSJ) / Fotos: Acervo PSJ/SDA
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José, iniciou nesta segunda-feira (16) a etapa do Programa de Formação do edital Mulheres Rurais com as 200 selecionadas. A capacitação na segunda etapa do edital é obrigatória para as mulheres selecionadas na etapa anterior.
A atividade, realizada de forma online, teve sua abertura oficial com a presença de secretários da SDA. Moisés Braz, titular da pasta, foi representado pelo secretário Executivo, Marcos Jacinto, e pela secretária do Fomento Produtivo e Agroecologia, Irineuda Monte Lopes “Neidinha”.
O secretário Marcos Jacinto deu as boas-vindas em nome da SDA e do secretário Moisés Braz, e ressaltou a importância que o edital Mulheres Rurais tem n SDA, e o compromisso assumido pelo governador Elmano de Freitas com a agricultura familiar, especialmente com um olhar para as mulheres e juventudes, algo que o Projeto São José tem feito por meio de seus editais.
A secretária Neidinha destacou a importância do edital para o avanço da política pública para as mulheres no campo, e o desafio que as selecionadas têm de serem referências para outras mulheres. “Quero parabenizar cada mulher aqui que apresentou suas propostas. Estamos muito felizes com este momento, muito importante para a política pública no campo, especialmente para as mulheres. Pode parecer um recurso pequeno , mas que vocês podem dar grandes passos para garantir os direitos das mulheres. Nos colocamos à disposição enquanto SDA para avançar cada vez mais e construir e executar a política pública para as mulheres”, frisou a secretária.
O momento contou ainda com a participação do coordenador executivo do projeto São José, Lafaete Almeida, que avaliou a formação como um momento para as mulheres mostrarem “o poder e o trabalho delas no meio rural. Um momento para sinergia, compartilhamento de boas práticas, partilhar os desafios, mas também soluções”. A equipe técnica do projeto também esteve presente, representada por João Nogueira, gerente de Inclusão Econômica Sustentável do projeto.
Conversas de Aproximação
Os encontros da primeira fase da capacitação, tem duração em média de quatro horas e são realizados por meio de plataforma online.
Durante a formação, as mulheres têm a oportunidade de se conhecerem, receberem informações, dicas, trocarem e partilharem anseios e conhecimentos que poderão ser colocados em prática nos seus projetos produtivos. Nesta primeira fase serão realizados seis encontros que seguem até o dia 04 de outubro.
As capacitações são facilitadas pela professora Fátima Catunda e mediadas pela coordenadora do Edital do Projeto São José, Nadir Chaves.
Próximos passos
Posteriormente, às Conversas de Aproximação, as mulheres participarão da capacitação profissional. O objetivo é estimular a formação profissional, trabalhando diversos temas importantes para seus negócios, atividades que elas já desenvolvem. Temas como marketing digital e redes, noções de finanças, inovação e desenvolvimento de produtos, entre outros.
Edital Mulheres Rurais
O edital Mulheres Rurais é uma ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do projeto São José, com ações de apoio produtivo, capacitação e assessoria técnica para iniciativas agrícolas e não agrícolas já existentes, com investimento financeiro de até R$ 30 mil por projeto, totalizando cerca de R$ 6 milhões.