Rede de Planejamento

15 de outubro de 2012 - 19:31

Foi organizada pelo Governo do Estado do Ceará a Rede Estadual de Planejamento, que é a unificação da coordenação das funções de planejamento dentro de cada secretaria e o monitoramento intensivo de Projetos Estratégicos do Governo. Foram criadas as Unidades Setoriais de Planejamento – USP e instalados os Escritórios de Projetos nas Secretarias. Também foi especializada uma equipe na SEPLAG/CPLOG em Monitoramento dos Projetos, Programas e Resultados do Governo.

Tem as seguintes funções: Integração e articulação do Planejamento Governamental com o Planejamento Setorial; Centralização da coordenação dos instrumentos de planejamento e monitoramento em uma única unidade nas secretarias setoriais; e, Facilitação da disseminação e aplicação das metodologias referentes aos instrumentos de Planejamento.

A Unidade Setorial de Planejamento – USP tem as seguintes funções: coordenação da elaboração, revisão e avaliação do PPA da Secretaria e suas vinculadas; coordenação da elaboração e alterações do orçamento da Secretaria e suas vinculadas; coordenação da definição de indicadores e acompanhamento da matriz de GPR da Secretaria e suas vinculadas; coordenação do processo de monitoramento de projetos por meio do escritório de projetos; integração dos instrumentos de planejamento no âmbito da secretaria e suas vinculadas; e, centralização a nível setorial da articulação com a SEPLAG para as questões relacionadas aos Instrumentos de planejamento (PPA –GPR –LOA –MAPP).

Os Escritórios de Projetos tem as seguintes funções: monitoramento intensivo dos projetos estratégicos (de Governo e Setorial); monitoramento de projetos complementares através de Painel de Controle; orientar as gerências de projetos sobre a metodologia de gerenciamento de projetos do Estado; e, Identificar necessidade e viabilizar a capacitação das gerências de projetos.

Links:

– Arquivos Gerais:

Guias e Manuais (Manual Rede Planejamento; Manual Sistema WebbMAPP; Manual de Gerenciamento de Projetos Finalísticos do Governo do Estado do Ceará; e, Roteiro Final – Acompanhamento de Projetos MAPP.

– Modelo de Documentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos:

Modelo de Ata de Reunião; Modelo de Plano de Gerenciamento do Projeto; Modelo de Relatório de Desempenho do Projeto; Modelo de Solicitação de Mudanças; Modelo de Termo de Abertura; Modelo de Termo de Aceite; e, Modelo para Registro das Lições Aprendidas.

Download:

RP – Arquivos Gerais, Guias e Manuais

RP – Modelo de Documentos de Metodologia