Agricultura Orgânica e Agroecologia
22 de janeiro de 2015 - 17:23
Agricultura Orgânica
Objetivos: Fomentar a agricultura orgânica/agroecologia junto a produtores rurais familiares e suas organizações de acordo com a Legislação Federal (Lei nº 10.831/2003 e suas Instruções Normativas e Decretos);
Apoiar a criação de redes de produtores orgânicos para produção e comercialização no Estado do Ceará.
Público alvo: agricultores/as familiares.
Origem dos Recursos: FECOP, FEDAF.
Parceiros: MAPA; Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA; Ministério do Meio Ambiente-MMA; Associação do Comércio Varejista do Ceará; Associação Brasileira de Hotelaria-ABIH; Programas Governamentais como PAA e PNAE; Outras organizações nacionais e internacionais.
Cultivo Protegido em Hortaliças e Flores
O cultivo protegido, que se caracteriza pela construção de uma estrutura, para a proteção das plantas contra os agentes meteorológicos que permita a passagem da luz, já que essa é essencial a realização da fotossíntese. As estufas trouxeram a possibilidade de ajustar o ambiente às plantas e, consequentemente, estender o período de produção para épocas do ano e mesmo regiões antes inaptos à agricultura. O ambiente protegido garante produtos livres de pragas e doenças e, por conseguinte, livres de quaisquer produtos químicos prejudiciais à saúde.
Objetivo: Instalar projetos de cultivo protegido em hortaliças, cultivo de flores, folhagens e plantas ornamentais, visando a mudança do cultivo em campo aberto, para um protegido, com tecnologia, sustentabilidade econômica, social e ambiental; Ofertar produtos hortícolas mais saudáveis, isentos de resíduos de agrotóxicos;
Público alvo: Agricultores (as) familiares.
Parceiros: INSTITUTO AGROPOLOS, EMATERCE, e Secretarias de Agricultura Municipais.
Origem dos Recursos: FEDAF
Projeto Agroecológico Integrado Sustentável – PAIS
É composto por uma área de 5 mil m2, com um galinheiro central ocupando 17 m2, uma área de 500 m2 para produção de grãos para alimentação das aves, uma horta de 200 m² para hortaliças diversas e uma área de 4.200 m2 para a produção de fruta e tubérculos.
Objetivo: Busca alcançar uma alimentação saudável e diversificada, além de promover a autossuficiência alimentar das famílias envolvidas e a possibilidade de comercialização do excedente, gerando assim dignidade, segurança alimentar e respeito ao homem do campo.
Público alvo: Agricultores/as Familiares
Origem dos Recursos: FECOP, Fundação Banco do Brasil, PRONAF
Parceiros: Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA)/ Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural(EMATERCE)/Fundação Banco do Brasil(FBB)/Prefeituras Municipais/Instituto Agropolos do Ceará
Produção Integrada Mandalla Ceará
Objetivo: Apoiar à agricultura familiar na atividade agrícola de produção e comercialização de alimentos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) E programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Garantindo a ocupação e renda para agricultores familiares, criando condições de permanência no campo, promovendo a inclusão no processo produtivo durante todo o ano;
Contribuir para o resgate da dignidade humana, eliminação de desperdícios, capacitação e treinamento dos envolvidos, reintegração social, exercício da cidadania e convivência harmoniosa com o meio ambiente..
Público alvo: Agricultores de base familiar integrantes de grupos assistidos de assentamentos rurais, associações comunitárias e cooperativas agrícolas.
Área de Atuação: O projeto de produção integrado mandalla abrange todos os municípios do Ceará.
Condições para atender o projeto: Famílias de agricultores familiares que queiram ou já desenvolvam iniciativas com agricultura limpa;
Beneficiários de projetos de reforma agrária, comunidades rurais ou grupos de produtores organizados;
Tenham disponibilidade de acesso na área, à energia elétrica e água e estrutura de captação;
Não está inadimplente com qualquer órgão ou instituição municipal, estadual e federal;
A instituição pretendente deverá ter no mínimo dois anos de fundação;
Possuir ata de fundação, ata de eleição da atual Diretoria, estatuto e CNPJ.
Quintais Produtivos
Objetivo: Desenvolver ações junto ás comunidades rurais de agricultores (as) de base familiar, fomentando o uso de transferências e tecnologias apropriadas e de convivência com as adversidades impostas pelo clima semiárido, a partir de modelos de explorações menos agressivas ao meio ambiente, que garantam a sustentabilidade dos agroecossistemas, melhorar o nível de renda das famílias e promova o estabelecimento da inclusão social.
Público alvo: Agricultores/as familiares em Assentamentos da Reforma Agrária
Origem dos Recursos: Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FEDAF e FECOP
Parceiros: FEDAF, FECOP e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Bioinseticidas
Objetivo: Produzir a bactéria Bacillus thuringiensis em laboratório para distribuir aos pequenos agricultores da agricultura familiar, visando o controle da lagarta do cartucho do milho, substituindo os inseticidas químicos, causadores de graves intoxicações ao homem e aos animais de maneira geral, além de contaminação do meio ambiente.
Público alvo: Agricultores/as Familiares
Origem dos Recursos: FECOP
Parceiros: FECOP, EMBRAPA, EMATERCE
Compostagem de Resíduos Orgânicos
Objetivo: operacionalizar o funcionamento das biofábricas de composto orgânico e aproveitar a oferta de resíduos orgânicos disponíveis, com reflexo para a melhoria do meio ambiente e o aumento da produtividade agrícola do solo cearense.
Público alvo: agricultores/as familiares
Origem dos Recursos: FECOP, PRONAF, Prefeituras Municipais
Parceiros: FECOP, SEMACE, EMBRAPA, NUTEC, UFC, SEDUC, IFECE, Prefeituras Municipais
———————————–
Coordenador: Emanuel Itamar Lemos | Contato: (85) 3101.8063