Culturas Agroindustriais

26 de janeiro de 2015 - 16:28

 

 

 

 

Produção de Oleaginosas

É uma ação que visa aumentar a produção e produtividade de oleaginosas (mamona, girassol e algodão) direcionada à agricultura familiar e sua inserção no mercado  possibilitando a inclusão social e o desenvolvimento regional via geração de emprego e renda.

Objetivo: Fomentar a produção, beneficiamento, processamento e comercialização de oleaginosas, fortalecendo a diversidade da agricultura familiar, com base nos princípios da agroecologia, convivência com o Semiárido e economia solidária, assegurando inclusão social e segurança alimentar.

Público alvo: Agricultores (as) familiares cadastrado no projeto.

Parceiros: MDA – MAPA – SUDENE – SDA – EMATERCE – Instituto Agropolos – PETROBRAS – Banco do Brasil – Banco do Nordeste – ETENE – CENTEC – EMBRAPA – FETRAECE – COOPERBIO – COCEPAT-COPASAT-UNIAGRO – DNOCS – UFC / CCA e GLEN – NUTEC – ASA – UNICAFES – Agências de Comercialização – SECAFES – OCB (Org. Comunitária de Base) – GTZ – Via Campesina – MST / MAB e MPA – COOPTRACE – FETRAF – CEARA BIO – Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) – Prefeitura Municipais – Secretarias de Agricultura – Cooperativas de Credito – INOVAGRI

Origem dos Recursos: FECOP

 

 

Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura

O Projeto Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura se propõe a construir e/ou reformar casas de farinha dentro das especificações tecnológicas exigidas, permitindo a produção de produtos de boa qualidade e de maior valor comercial, com custos razoáveis, proporcionando aumento na renda do produtor rural.

Objetivo: Modernizar e fortalecer o setor da mandiocultura no Estado do Ceará, tornando-o atrativo, sustentável e competitivo.

Público Alvo: Agricultores (as) familiares.

Origem dos Recursos: Tesouro do Estado

Parceiros: EMATERCE, EMBRAPA, FETRAECE, ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS DA AGRICULTURA FAMILIAR, CONAB, MDA e ASPROMAP

 

Revitalização da Cajucultura

O Projeto se constitui na expansão e recuperação da cajucultura através da distribuição de mudas e substituição de copas em cajueiros improdutivos.

Objetivo: Aumentar a produtividade dos pomares de cajueiros comuns, através da tecnologia de substituição de copas e plantio de mudas enxertadas de alto valor genético.

Publico alvo: Agricultores (as) familiares; Produtores associados à FAEC

Parceiros: EMATERCE, EMBRAPA, FETRAECE, Prefeituras Municipais, Secretarias Municipais de agricultura, Sindicatos e Associações de Cajucultura.

Origem dos Recursos: Tesouro do Estado

 

———————————–

Coordenador: Emanuel Itamar Lemos | Contato: (85) 3101.8063