Irrigação na Minha Propriedade

26 de janeiro de 2015 - 14:39

 

 


Aproveitamento Hidroagrícola do Açude Castanhão

É um projeto que visa dotar os reassentados atingidos pela construção da barragem do castanhão de condições de produção em áreas irrigadas no entorno do referido açude.

Objetivo: promover o desenvolvimento sustentável da região do entorno do Castanhão, no Vale do Jaguaribe, através da introdução de projetos de natureza hidroagrícola, de irrigação, de fruticultura, pecuária  e de piscicultura.

Publico Alvo:
agricultores (as) familiares que tiveram suas áreas produtivas atingidas pela construção da barragem.

Origem dos Recursos:
Governo do Estado / FECOP/ Governo Federal/ BNDES

Parceiros: BNDES; BNB; IDACE; EMATERCE; DNOCS; FECOP

 

 

Projeto Irrigação na Minha Propriedade – PIMP

É um projeto do Ministério da Integração Nacional em parceria com o Governo do  Estado, para irrigação de 1,0 (um) hectare  que irá atender a produtores da agricultura  familiar no Estado do Ceará.

Objetivo: Implantar 2.573 hectares com sistemas de irrigação, nos municípios com potencial de irrigação, para a produção de frutas, grãos e forragem, beneficiando  agricultores/as  familiares selecionados dentro de critérios estabelecidos.

Publico Alvo:
agricultores/as de base familiar.

Origem dos Recursos: Governo do Estado / FECOP/ Governo Federal/ Ministério da Integração

Parceiros: Ministério da Integração, SRH, COGERH, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ematerce, FETRAECE,

 

Implantação de Kits de Irrigação de 02 Hectares  e Barragens Subterrâneas

É um projeto DNOCS em parceria com o Ministério da Integração e o Governo do  Estado, para implantação de 809 kits de irrigação de 02 hectares e  632 barragens subterrâneas que beneficiarão  agricultores/as familiares do  Estado do Ceará.

Objetivo: Viabilizar a implantação de projetos produtivos de irrigação e de construção de barragem subterrânea, em áreas  do semiárido cearense.

Publico Alvo: agricultores e agricultoras de base familiar, pequenos e médios proprietários, produtores rurais que tenham potencial para desenvolver as atividades da pecuária e da fruticultura irrigada.

Origem dos Recursos: Governo do Estado / FECOP/ Governo Federal/ Ministério da Integração – DNOCS

Parceiros: Ministério da Integração- DNOCS, SRH, COGERH, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, FETRAECE e FAEC

 

Irrigação com Energia Alternativa:

* Irrigação com Energia Solar

Devido à ausência de energia elétrica convencional em diversas áreas no interior do Estado do Ceará e a necessidade de produção dos moradores residentes nestas áreas, está se difundindo a utilização  Energia Solar para irrigação. Este projeto, vem proporcionar a aquisição, distribuição e montagem de módulos geradores fotovoltaicos, com bombas d’água submersas para instalação em poços rasos situados nos aluviões dos diversos rios do Estado do Ceará.

Objetivo: Implantar projetos produtivos de irrigação com energia solar, diversificados com frutas, hortaliças, tubérculos e grãos, com avançadas tecnologias de irrigação, drenagem, biocompostagem líquida, recuperação de a mata ciliar, eficiência energética de forma a minimizar custos, objetivando a geração de emprego e renda, segundo princípios agroecológicos.

Público Alvo: Agricultores (as) familiares.

Parceiros: INSTITUTO AGROPOLOS, EMATERCE, e Secretarias de Agricultura Municipais.

Origem dos Recursos: FEDAF


* Irrigação com Energia Eólica

Este projeto, vem proporcionar a aquisição de cataventos de 12 hélices, com turbina horizontal, sistema de freio a tambor, bomba a pistão, volante para operação manual que acionará sistemas de bombeamento de água em locais onde inexiste redes de energia elétrica, promovendo a produção de alimentos com irrigação em uma área de até 1ha para produção diversificada com frutas, hortaliças, tubérculos e grãos, com avançadas tecnologias de irrigação, drenagem, biocompostagem líquida.

Objetivo: Implantar projetos com tecnologia de geração de energia eólica, ou seja, produção de energia limpa, de forma a proporcionar um desenvolvimento sustentável gerando condições de produzir alimentos, visando a melhoria de vida dos agricultores (as) de base familiar e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Público Alvo: Agricultores (as) familiares.

Origem dos Recursos: FEDAF

Parceiros: Intituto AGROPOLOS, EMATERCE, e Secretarias de Agricultura Municipais.

 

Apoio à Implantação de Sistemas de Irrigação Sustentáveis

Este projeto se propõe adquirir e instalar  sistemas de irrigação localizada ou convencional através de projetos produtivos diversificados com frutas, hortaliças, tubérculos, pastagem e grãos com avançadas tecnologias de irrigação, drenagem e biocompostagem líquida.

Objetivo: Implantar projetos de irrigação localizada, buscando eficiência hídrica, energética e com respeito ao meio ambiente, de forma a produzir alimentos com tecnologia e buscando rentabilidade sustentável para os agricultores e agricultoras de base familiar.

Público alvo:
Agricultores (as) familiares.

Parceiros:
Intituto AGROPOLOS, E no combate a lagarta do cartucho do milhoMATERCE, SESA e Secretarias de Agricultura Municipais.

Origem dos Recursos: FEDAF

 

Revitalização dos perímetros Públicos Estaduais

A modernização da agricultura irrigada é o principal foco deste projeto, envolve de forma global o conjunto de atividades, permeando aspectos ligados: a organização da produção e dos produtores; a difusão tecnológica; a infraestrutura hidráulica e mudança dos sistemas de irrigação. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, visa revitalizar Perímetros Públicos Estaduais, através de inovações tecnológicas proporcionadas através de projetos de irrigação para produção de alimentos de alta qualidade  para atender aos produtores/as da agricultura familiar.

Objetivo: Revitalizar perímetros públicos estaduais de irrigação promovendo o aumento de renda, viabilidade dos negócios e o bem-estar social dos agricultores/as familiares.

Público Alvo: Agricultores (as) familiares de Perímetros Públicos Irrigados Estaduais

Origem dos Recursos: Tesouro do Estado/ FECOP

Parceiros: Instituto AGROPOLOS, EMATERCE, e Secretarias de Agricultura Municipais.

 

Produção e Sustentabilidade das Agrovilas

A modernização da agricultura irrigada é o principal foco deste projeto, envolve de forma global o conjunto de atividades, permeando aspectos ligados: a organização da produção e dos produtores; a difusão tecnológica; a infraestrutura hidráulica e mudança dos sistemas de irrigação.

Objetivo: Incrementar a produção agropecuária das agrovilas do Estado, visando a introdução de práticas agrícolas sustentáveis através da agroecologia levando emprego e renda para agricultores/as  familiares.

Público Alvo: Agricultores (as) familiares.

Parceiros: Instituto AGROPOLOS, EMATERCE, e Secretarias de Agricultura Municipais.

Origem dos Recursos: Tesouro do Estado

 

———————————–

Coordenador: Emanuel Itamar Lemos | Contato: (85) 3101.8063