Apicultura
30 de janeiro de 2015 - 14:27
Por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a Fundação Banco do Brasil foram reformadas de Casas de Mel nos municípios de Assaré, Araripe, Jardim e Salitre na Região do Cariri Oeste. Com a finalidade de expandir a infraestrutura, dando-lhes melhores condições de extração, beneficiamento, processamento e envase do mel produzido pelos apicultores que trabalham nesses empreendimentos e certificá-las no Serviço de Inspeção Federal – SIF, tendo como foco principal a melhoria na qualidade do produto e incremento no seu valor comercial.
Firmou-se também, convênio com o Ministério da Integração Nacional – MI para fortalecer a Cadeia Produtiva do Mel por meio das ações de identificação, mobilização e capacitações de agricultores familiares e implantação de núcleos apícolas nos municípios de Quixelô, Icó, Jucás, Aratuba, Capistrano, Piquet Carneiro, São Benedito e Poranga, garantindo a assistência técnica aos apicultores. A estruturação da atividade apícola dar-se há por meio de provimento de colmeias, fumegadores, vassourinhas, formões e indumentárias. Incentivando, assim, a construção de Casa de Mel e certificá-las no Serviço de Inspeção Federal – SIF, tendo como foco principal a melhoria na qualidade do produto e incremento no seu valor comercial.
Objetivo: Fortalecer o desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Mel no Estado do Ceará, promovendo o aumento da renda dos agricultores familiares por meio da exploração racional de abelhas africanizadas da espécie Apis mellífera L.
Público alvo: Apicultores, agricultores familiares, organizados em associações e/ou cooperativas.
Parcerias: Ministério da Integração Nacional, Fundação Banco do Brasil, BNDES, Banco do Brasil, Instituto Agropolos do Ceará, Ematerce, SEBRAE, Centec, Prefeituras Municipais, Sindicatos, Associações de Apicultores e Cooperativas.
———————————–
Coordenador: Márcio Peixoto | Contato: (85) 3101.8070