Comitê Integrado de Convivência com a Seca debate Garantia Safra e Operação Carro-Pipa

14 de maio de 2018 - 10:29 # # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Representantes de entidades sentados discutindo no auditório do Corpo de Bombeiros

Com a proximidade do fim do período do chuvoso, começa a preocupação com a situação hídrica dos municípios e dos agricultores familiares nos próximos meses. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, presidiu pela segunda vez, na manhã desta segunda-feira (14), o Comitê Integrado de Convivência com a Seca. Na pauta do debate, as previsões climatológicas até o final de maio, o programa Garantia Safra e a Operação Carro-Pipa.

Se depender das últimas previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a última quinzena de maio contará com precipitações mais fracas do que as verificadas até o início de maio e com baixo aporte para os reservatórios do Estado. “Esse é um período em que, climatologicamente, as chuvas na porção mais ao Sul do Ceará se extinguem; enquanto no Centro-Norte, observando uma faixa litorânea de 150 km, ainda pode ocorrer algum input de recarga hídrica”, apontou o metereologista, David Ferran.

Sobre o prognóstico para quadra invernosa, Ferran observou que o resultado contempla a previsão divulgada pela Funceme em janeiro deste ano. Até o momento, o Estado do Ceará recebeu chuvas um pouco acima a média histórica, de precipitações de 505 mm, e o prognóstico divulgado pelo órgão àquele tempo foi de 30% de precipitações dentro da média. “Nunca estivemos com uma média história tão baixa (nos últimos 100 anos): o que é uma situação inédita. Isso, sem contar com a demanda crescente pelos recursos hídricos”, alertou o metereologista.

Participaram da reunião o delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (DFDA/Sead), Rosilonio Magalhães, o representante do Comando da Defesa Civil do Ceará, Capitão Freitas; o presidente da Ematerce, Antônio Amorim; o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eduardo Henrique Carvalho de Oliveira; a representante da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fernanda Maria Sousa Magalhães; da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Erisberg Albuquerque; e o representante do Exército Brasileiro, Coronel Roberto Ribeiro de Albuquerque.

Além destes, o organizador do comitê e o secretário executivo do Comitê Integrado, Luiz Regadas e Ademar Ponte Holanda; o secretário o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do Município de Itaitinga, Eliel de Jesus; e do vereador de Morada Nova, Jorge Brito.

Ações emergenciais

Sobre a Operação Carro Pipa, o comandante do Exército Brasileiro, Coronel Albuquerque,  informou que atualmente o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de mais 37 municípios cearenses (Portaria No. 132, de 8 de maio de 2018), sendo que o comando da Defesa Civil do Estado do Ceará havia solicitado a inclusão de outros 11 municípios.

“Atualmente, temos 114 municípios cadastrados na operação, 46 em execução e 68 municípios teoricamente suspensos (em razão do período chuvoso). Temos uma população de pouco mais de 300 mil pessoas atendidas com a contratação de 761 carros-pipa”, informou coronel.

“Temos orientado as prefeituras que, após o período chuvoso,  solicitem uma nova vistoria (através do website da Defesa Civil). Para receber a Operação Pipa, o município tem que precisar para agora, não posso decretar (situação de emergência) para daqui a dois ou três meses. Não funciona assim”, informou o membro da Defesa Civil do Ceará, Sargento Paiva Jr., complementando as informações sobre o balanço da atuação do Comando da Defesa Civil apresentadas pelo Capitão Freitas.