SDA realiza debate sobre conflito agrário na comunidade Caiçara, em Cruz

27 de abril de 2024 - 13:53

Textos e Fotos: Ascom SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará realizou, na quarta-feira (24), reunião para debater o conflito fundiário na comunidade Caiçara, em Cruz. O titular da pasta, secretário Moisés Braz coordenou o momento que contou com a escuta dos moradores e famílias da localidade.

Conforme a solicitação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz, sob demanda de moradores da comunidade rural, a região é alvo de interesses externos e o conflito se arrasta judicialmente há 20 anos. Há famílias com registros de 100 anos do impasse que ameaça a posse de suas terras.

“Nós viemos ouvir e entender o que está acontecendo e com certeza o Governo do Ceará, por meio da SDA e do Idace, estará ao lado dessas famílias para garantir o seu direito à terra e a resolução do conflito sem que haja maiores prejuízos para todos os envolvidos. A terra é um direito e todos merecem viver com dignidade”, pontuou o secretário Moisés Braz.

“A nossa comunidade tem se sentido insegura diante da ameaça vivida, nos últimos anos e principalmente no último mês, e essa conversa de hoje nos trouxe a esperança de que possamos realmente ter a garantia ao direito da posse da nossa terra”, afirmou o presidente da Associação Comunitária de Caiçara, Gilson Moura.

O momento oficializou o apoio do Governo do Ceará, por meio da SDA, do Idace e da Secretaria das Cidades, do Governo Federal, por meio do Incra, da prefeitura municipal e do Ministério Público para viabilizar um reunião com a Diocese de Sobral e tratar a questão de forma coletiva com a união de todos os posseiros.

Estiveram presentes o superintendente do INCRA no Ceará Erivando Santos, o diretor técnico do Idace Paulo Henrique, o coordenador de Regularização Fundiária da Secretaria das Cidades Ricardo Durval, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Edinho e demais autoridades.