Secretário participa da inauguração do escritório do Instituto Flor do Piqui em Campos Sales

18 de maio de 2018 - 09:26 # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

De Assis e Íiris Tavares a frente de pintura de Padre Cícero

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, participou na tarde desta sexta-feira (18) da inauguração do escritório do Instituto Flor do Piqui. A solenidade, prestigiada pela coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, e pelo vereador do Crato, Pedro Lobo, ainda contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Rural, Ivete Fortaleza, além de lideranças políticas e dos trabalhadores rurais do Cariri Oeste.

A Flor do Piqui é uma das instituições parceiras do Projeto Paulo Freire que executa ações em assistência técnica na região do Cariri. Mais cedo, o secretário De Assis Diniz visitou o escritório do Projeto Paulo Freire no município para dialogar com o quadro técnico do projeto e com todas as instituições parceiras da SDA na região, incluindo também o Instituto Agropolos, a Associação Cactus e Associação Cristã de Base.

“A implementação do projeto produtivo sem a assistência técnica significa quase nada”, argumentou Íris Tavares sobre a estratégia de combate à extrema pobreza rural do Governo do Ceará. “A execução da assistência técnica do Paulo Freire é justamente para trabalhar o empoderamento com as minorias sociais, como são as mulheres, indígenas, quilombolas e os pescadores artesanais, grupos sociais invisíveis e que agora estão sendo reconhecidos pelo Estado”.

Secretário posa para foto ao lado de colaboradores do projeto e da coordenadora Íris Tavares

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, as políticas públicas implementadas em todo território nacional para a agricultura familiar nos últimos 15 anos “não são frutos do acaso”. “São o resultado das lutas de muitos de vocês, que hoje estão aqui, e obras de governos populares que tiveram um olhar voltado aos mais pobres”, argumentou De Assis dialogando com o agricultor familiar Chico Tita, da comunidade Serra da Perua, no município de Araripe.

“O que aconteceu na sua propriedade”, continuou o secretário, “foi uma obra de Deus, sem dúvida, como também foi o resultado de Deus ter tocado o intelecto daqueles que são mais poderosos para que estes, sim, passassem a olhar diretamente para aqueles seres humanos mais carentes de uma atuação do Estado num país ainda tão desigual”, concluiu.