SDA conclui entrega de matrizes caprinas em Banabuiú

15 de junho de 2018 - 11:01 # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Investimento nos produtos da caprinocultura leiteira promete incrementar renda das famílias e gerar desenvolvimento para região.

secretario de assis entregando papel a criança

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Apoios às Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape), conclui na última quinta-feira (14) a entrega de matrizes caprinas do Programa de Desenvolvimento da Caprinocultura no Ceará em Banabuiú. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, participou da solenidade ao lado do prefeito Edinho Nobre e destacou o papel estratégico da pasta como indutor do crescimento.

“O homem e a mulher do campo desejam a sua permanência no seu torrão de terra, embora ele não permaneça se não puder contar com escola, atendimento de saúde, estradas (vicinais) de qualidade e condições para produzir: e esse é o papel da nossa secretaria e essa parceria é o que queremos realizar com todos vocês, para que possam produzir cada vez mais e melhor”, discursou De Assis Diniz.

secretario de assis com balde de leite na mão

Na solenidade, foram entregues aos agricultores familiares do município 200 matrizes caprinas, sendo prevista a entrega de 20 reprodutores puros de origem nos próximos meses: totalizando 300 matrizes caprinas e 30 reprodutores. “O município de Banabuiú produz 40 mil litros de leite bovino por dia e queremos, com a entrega desses caprinos, também nos tornarmos grande produtores de leite caprino”, agradeceu o prefeito Edinho Nobre.

“As matrizes caprinas que vocês recebem hoje são adaptadas à dura realidade do semiárido e justamente o cruzamento dessas matrizes com os reprodutores que irão colaborar para que a produção do leite aumente em quantidade e qualidade”, explicou o coordenador Márcio Peixoto sobre o melhoramento do rebanho. O Projeto de Fortalecimento da Caprinocultura Leiteira é um convênio entre Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que conta com a parceria em assistência técnica do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (Idef).

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Dr. Arimatea; o presidente do Instituto do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Idef), Odair Santos; além de vereadores, lideranças políticas e comunitárias da região.