Nova Russas recebe 450 matrizes caprinas e 15 reprodutores de raça

26 de julho de 2019 - 16:59

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Fotos: Felipe Magalhães - felipe.magalhaes@sda.ce.gov.br

Na manhã desta sexta-feira (26), o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou a entrega de 450 matrizes caprinas e 15 reprodutores puros de origem em Nova Russas. A solenidade foi comandada pelo secretário de Planejamento e Gestão da SDA, José Leite Gonçalves, e contou com a participação do prefeito Rafael Holanda Pedrosa. “Cuidem muito bem destas cabras e bodes que vocês recebem hoje. Elas representam um bem para vocês, para as suas famílias e para as próximas gerações”, recomendou José Leite.

“Os descendentes destes animais vão garantir futuras gerações de cabras que produzem muito mais que os quatro ou cinco litros de leite diários que vocês estão habituados. E isso, vai se tornar uma fonte de renda adicional: especialmente com execução da Programa de Aquisição do Leite (PAA Leite), em parceria com o Governo do Ceará, e a valorização do leite caprino – hoje já com preço superior ao do leite bovino”, completou o secretário.

A entrega dos animais representam o investimento de R$ 257.770,20 na cadeia produtiva da caprinocultura no território dos Sertões de Crateús. Foram atendidos agricultores familiares das comunidades de Bálsamos (8 produtores), Bom Bocadinho (1), Fazenda Mulungu (2), Lagoa de S. Pedro (1), Miguel Antônio (1), Muringui (5), Pintada (4), Riacho dos Brás (3), Segredo (1) e Vila Campos (3). “Tratem com carinho e se dediquem ao trabalho e não tenho dúvidas que esta atividade poderá gerar ainda mais emprego e renda para as famílias de vocês”, ponderou o prefeito.

“A entrega deste projeto é o pontapé inicial para o desenvolvimento da cadeia da caprinocultura em nosso município e a secretaria municipal de agricultura fornecerá todo o suporte necessário para o crescimento desta atividade”. “Esta é mais uma parceria entre a Prefeitura de Nova Russas e o Governo do Ceará”, concluiu o prefeito Rafael Holanda citando a entrega de 114 títulos de terra no final do ano passado.

“O tanque de resfriamento (do leite) já se encontra no município de vocês. E, através do PAA Leite, temos a capacidade de adquirir três mil litros de leite por dia e hoje adquirimos apenas mil litros/dia. Não adianta somente receber os animais. Precisa trabalhar também a alimentação, seja a palma forrageira ou o sorgo, precisamos ter a reserva alimentar. Se não tivermos, não conseguiremos produzir”, orientou Márcio Peixoto, representante da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária.

Também discursaram o secretário de agricultura de Nova Russas, Sérgio Pinto; o vereador Jorge Mesquita; e a coordenadora de Juventude da Fetraece, Milena Camelo.