Entrega de títulos de propriedade rural marca abertura da II Expoaf

25 de junho de 2018 - 10:55 # # # # # # # # # # # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

secretario pousando para foto como titulo de terra

No Dia do Lavrador Rural, o Governo do Ceará, por meio do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, entregou 654 títulos de propriedade rural a agricultores familiares de Iguatu. A solenidade ocorreu durante a abertura da II Exposição da Agricultura Familiar do Centro Sul e Vale do Salgado (II Expoaf), e, ao lado do prefeito Ednaldo Lavor, do vice-prefeito Marcos Sobreira, e do secretário de Agricultura e Pecuária, Hildernando Bezerra, De Assis Diniz apresentou uma visão compartilhada pelo governador Camilo Santana sobre a conquista do documento e sobre o desenvolvimento agrário.

“Já entregamos mais de 83 mil títulos de propriedade (nos últimos 12 anos), e ainda falta muito: mais 75 mil títulos. No entanto, o trabalhador que não tinha acesso à cidadania, visto como um trabalhador de segunda categoria, no momento que recebe a titularidade da sua terra, pode entrar no banco, acessar o crédito e qualquer política pública”, frisou De Assis Diniz. “Não podemos exigir que o homem permaneça no campo se não dermos condições para que ele viva dignamente, se não for dada a água para o consumo e para produção, se não forem fornecidas condições de trabalho e eletricidade para que ele possa produzir”, completa.

deputado guimaraes em sua fala

Nos últimos três anos (2015, 2016 e 2017) e até março deste ano (2018) foram entregues, aproximadamente, 20 mil títulos de posse definitiva da terra, beneficiando mais 23 mil famílias, constituídas por agricultores e agricultoras familiares. Até o fim de 2018 deverão ser entregues aproximadamente 18 mil, enquanto, até 2020, a previsão é cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar mais de 209 mil famílias.

Para o prefeito Ednaldo Lavor, a data marca história do município que conta com mais de 2 mil famílias aguardando a entrega do documento. “Há quanto tempo o homem do campo possui a sua terra de fato não a possui por direito?!”, questionou. “Esse é um papel que faz com que você possa chegar em qualquer repartição (bancária) e que tenha a certeza de não apenas dizer que mora na terra, mas que é também proprietário dela”, explicou o prefeito Ednaldo Lavor.

Abertura da feira

secretario de assis em sua fala

Na noite anterior (22), durante a abertura da II Expoaf, Diniz destacou o balanço das ações realizados pelo Governo do Ceará no município de Iguatu. “A II Expoaf traz a dimensão das riquezas dos produtos da agricultura familiar vindo para cidade. É importante que a gente constitua uma relação onde o processo de produção esteja embasado na tecnologia, mas é (igualmente) importante dar o passo seguinte que faz com que a cadeia se fecha com a comercialização”, declarou o secretário.

A II Expoaf aconteceu, entre os dias 22 e 24 de junho, no Parque de Exposição do Rotary Club de Iguatu. Além de shows nos três dias do evento, a população do município pode consumir comidas típicas do período junino e conferir a produção agropecuária, como frutas, legumes, hortaliças e da pecuária, com a exposição de espécimes de ponta caprinos, suínos e da avicultura.