SDA estuda aquisição de modelo móvel para casas de farinha

20 de novembro de 2018 - 11:36 # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Agilidade e menor custo. Com base nestes dois aspectos, técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) estudam a aquisição de duas “casas de farinha móveis”. O modelo proposto é patenteado por uma empresa de Sergipe e possibilita atendimento às comunidades mais distantes dos centros urbanos.

“Nós fomos surpreendidos por esta nova tecnologia mais interessante. Podemos dizer que na casa de farinha convencional temos dois custos: construir a casa e quipá-la. Isso dá um investimento de R$ 150 mil. O modelo móvel dispensa os custos de edificação”, explica o supervisor do núcleo de culturas agroindustriais da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), Marcílio Melo.

Em setembro, o técnico e a responsável pela coordenadoria, Neyara Lage, visitaram o projeto no município de Lagarto no centro-sul de Sergipe. A um custo da metade necessária para instalação fixa, integrando sistema de reutilização de água e redução de 70% na queima da lenha, o equipamento contempla todos os processos de manufatura: descascamento, trituração, prensagem, torragem e peneiramento, numa estrutura de dois (2) metros de largura e seis (6) de comprimento montada por sobre um carreta.

Mesmo com metade da produção da unidade fixa, de acordo com Marcílio, o projeto é viável. “O foco é assistirmos pequenos produtores evitando até a venda das raízes a um preço baixo. Muitos agricultores têm o custo para transportar a mandioca até outra comunidade, muitas vezes pagando caro em casas de terceiros. Não tenho dúvidas de que mesmo com o espaço pequeno, ele é suficiente para produzir. Atenderemos facilmente comunidades mais pobres”.