Agricultores familiares de Aiuaba comemoram a chegada das matrizes caprinas

13 de dezembro de 2018 - 15:52 # # #

Ascom | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O secretário De Assis Diniz e o coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária Márcio Peixoto entregaram 450 matrizes caprinas e 30 reprodutores puros de origem a agricultores familiares da comunidade Mulungu, município de Aiuaba, na última quarta-feira (12). Na solenidade de entrega do animais, fornecidos pelo Programa de Fortalecimento da Caprinocultura, o prefeito Ramilson Moraes agradeceu o empenho do Governo do Ceará, a quem nomeou de “parceiro fiel e atento aos sonhos dos produtores rurais”.

O Projeto é um convênio firmado entre a SDA e o Ministério da Integração Nacional, que conta com a parceria em assistência técnica do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar (Idef) e o apoio do Instituto Agropolos do Ceará (IACe). “Estamos entregando as matrizes caprinas, mas sabemos que tão importante quanto esta entrega é a chegada do tanque de leite (no primeiro trimestre de 2019) e também o melhoramento genético, que é fruto das próximas gerações dos animais que vocês recebem hoje”, antecipou o secretário De Assis.

“Quando pensamos no processo de fortalecimento da agricultura familiar, dialogamos com as bases que fazem com que o homem e a mulher permaneçam no campo: a criação de instrumentos, a geração de oportunidades de acesso ao mercado e o forneciomento de tecnologias, para que o homem e a mulher do campo possam produzir e viver em harmonia com o semiárido”, completa.

Aiuaba é o terceiro município beneficiado através do convênio com o Ministério da Integração Nacional. Além dele, Tauá e Campos Sales já receberam as matrizes caprinas e os reprodutores e outros municípios também foram atendidos por convênios do programa com outras esferas do governo federal. O próximo passo, ainda segundo De Assis, é o lançamento do programa Rota do Leite: interligando os produtores com o mercado consumidor e também fornecendo o alimento com alto valor nutricional para merenda escolar (PAA Leite e Pnae).

“Agradecemos ao prefeito Ramilson, ao governador Camilo Santana, ao secretário (De Assis) e aos nossos associados que se empenharam pela chegada desse programa na nossa comunidade. Muito obrigado”, discursou o presidente da Associação dos Moradores de Mulungu, Gameleira e Adjacências, Francisco Góis, que também já foi atendido com um trator pelo Projeto São José.

Um Ciço

O agricultor familiar Cícero Antônio de Sousa, 64 anos, sorri com a notícia que a criação de 30 matrizes caprinas vai se expandir de 30 para 45 de um dia para o outro. “Sou trabalhador rural, trabalho no meio da mata, tanto que botaram meu nome de Cícero das Mata”, se apresenta orgulhoso da própria vocação no campo.

“Eu mesmo nunca recebi nada, só o nome do governador (Camilo Santana), e agora que está melhorando pr´eu”. Sobre os planos do que fazer com a conquista que chegou à tardinha, Cícero já planeja fornecer um bom alimento para os animais e tirar o leite rico em nutrientes. “Depois que vai chegar a assistência técnica, (então) vamos esperar para ver como é”.