4.356 famílias têm acesso a água por ações e programas especiais da SDA

18 de dezembro de 2018 - 11:41 # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br |André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

No ano de 2018, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, por meio da Coordenadoria de Programas e Projetos Especiais (COPPE), levou garantia hídrica para 4.356 famílias, de acordo com o balanço apresentado pelo núcleo da SDA. Pouco mais de R$ 16 milhões em recursos foram investidos na instalação de sistemas de abastecimento, cisternas, chafarizes e reúsos de águas cinzas.

Em todo o Ceará, através do Programa Água Para Todos, foram 3.145 famílias beneficiadas com sistemas de abastecimento de água. Outras 1.070 famílias receberam cisternas de placa, por meio de um convênio entre o Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento (MDS). A SDA instalou ainda 36 chafarizes comunitários e investiu pouco mais de R$ 1 milhão, do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP), em sistemas de tratamento de reúso de água cinza a 141 moradias.

“A COPPE trabalhou este ano fortemente com a água. Os números são satisfatórios, uma vez que a gente conseguiu atender uma demanda que já vinha sendo trabalhada e preparada, chegando agora, ao fim de 2018, cientes de que conseguimos realizá-la”, comenta o responsável pelo núcleo, Guido Colares.

Abastecimento em 2019

Segundo as previsões de entregas para os próximos 12 meses, a SDA contabiliza a cessão de 4.625 cisternas de placa; 143 sistemas de abastecimento de água; 2.008 cisternas de enxurrada e 411 cisternas escolares.

“Devemos avançar bastante ainda nos cisternas de tratamento e reúso de água cinza. Este ano trabalhamos com recursos do Estado e para 2019 queremos chegar a 300 sistemas de reúso”, explica o gestor.

 

“Mudou muito”

“Depois que a água chegou na torneira não precisou mais o caba acordar três horas (da madrugada) pra puxar a água (no poço)”, é o que garante o Francisco José da Silva, de 68 anos. Em maio, ele e outras 295 famílias receberam sistemas de abastecimento nas comunidades Vieira, Vieira Grande e Sobradinho no município de Porteiras, na Região do Cariri.

“No dia que chegou a água na torneira, eu taquei foi um grito: ´a água chegou, a água chegou!´. A minha esposa (Salete, que estava na casa da vizinha) achou que eu tava ficando era doido”, relembra o agricultor que já acompanhou a mãe carregando um pote de barro sobre a cabeça Chapada do Araripe acima durante sua infância para garantir água para dentro de casa.