Agricultores de Santa Quitéria recebem trator e raças promissoras à produção de leite

20 de fevereiro de 2019 - 12:09

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | Elane Lima - elane.lima@sda.ce.gov.br

Reprodutores das raças Anglo Nubiana, Toggenburg, Alpina Americana, Parda Alpina e Saanen foram entregues nesta terça-feira (19) a 30 agricultores de Santa Quitéria, no Sertão de Crateús. A ação do Projeto de Fortalecimento da Caprinocultura, com a participação do secretário executivo de planejamento e gestão interna da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Zé Leite Cruz, cedeu ainda 450 matrizes caprinas para assegurar a produção de leite e geração de renda no município.

De acordo com o representante da Coordenador de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas do Pecuária, Márcio Peixoto, o próximo passo é assegurar o aproveitamento do potencial dos animais. “Estes reprodutores, especificamente, chegam adaptados para esta região do Ceará. Aliada à genética das matrizes, sem dúvidas, as criações dessa somatória dar]ap resultado esperado”, comenta o técnico.

A perspectiva do coordenador da COAPE é que mulheres e jovens encontrem mais facilidade no manejo destes animais na garantia do produção do leite e derivados. “Se o trabalho for bem feito eles poderão lucrar com a produção de leite e até mesmo a carne. O bom desempenho depende desse conhecimento, por isso, que na próxima semana os agricultores receberão capacitação acerca da gestão da sanidade e manejo reprodutivo do rebanho, pois não adianta a entrega do projeto sem o saber fazer”, conclui.

Com investimento de R$ 258.877,20, cada beneficiário, além do macho, recebeu 15 (quinze) matrizes. Os animais chegam a agricultores de Três Marias, Barra do Juá, Piabas, Pintada, São José dos Mocos e Santa Tereza.

“Este projeto é uma grande aposta do governador Camilo Santana desde quando esteve à frente da SDA”, lembra o secretário Zé Leite. “A atividade produtiva gera ocupação para que as pessoas permaneçam no campo, valorizem suas comunidades e, com essas orientações, sejam capazes de um bom trabalho da maneira correta. Precisamos conviver assertivamente com o semiárido. O projeto tem dado certo certo em outras regiões e, em Santa Quitéria, esperamos que se torne uma atividade econômica forte”, garante o executivo.

Mecanização Agrícola

A ato desta segunda-feira, realizado na Comunidade Três Marias, marcou também a entrega de um trator do projeto de mecanização agrícola, no valor de R$ 97.900,00, para a Associação Comunitária dos dos Morados da Palestina. O equipamento chega ao muunicípio através do Projeto São José III fruto da parceria entre o Governo do Ceará e o Banco Mundial.

Segundo o prefeito Tomaz Figueiredo, agora, o município dispõe de uma frota de 22 tratores entregues pelo executivo estadual em toda a história. “Mesmo diante das dificuldades, hoje a agricultura familiar de Santa Quitéria está mais encorpada com a chegada das matrizes e deste trator. Estamos felizes, em especial os moradores da Palestina que poderão produzir ainda mais com o trator do São José”, agradece Figueiredo.

Presidente da associação comunitária, Antônio Félix Ribeira respira aliviada com a chegada do trator. “Nosso distrito é muito pobre e, por muitas vezes, perdíamos a chance de plantar com a chegada da chuva pois não dava tempo preparar a terra. Pra nós é a coisa mais importante que aconteceu foi a vinda desse projeto pra cá”, comenta o agricultor.