Jovem beneficiário do Paulo Freire participa de intercâmbio latino-americano

22 de julho de 2019 - 15:15

Ascom | Texto - Bernardo Lucas bernardo.lucas@sda.ce.gov.br | Imagens: João Caetano

Um jovem beneficiário do Projeto Paulo Freire, Gonçalo Aparecido Martins, participará do terceiro encontro dos Intercâmbios de Saberes nos Semiáridos da América Latina, que ocorre entre os dias 22 e 26. O encontro reúne participantes, entre jovens, mulheres, agricultores e técnicos de projetos no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Nicarágua e El Salvador, e traz como tema “Juventude e Agroecologia”. Gonçalo, de apenas 22 anos, é morador da comunidade Baixa Verde, município Ipueiras, e cultiva a terra utilizando compostos orgânicos e cobertura morta, além de utilizar biofertilizantes e realizar o controle alternativo de pragas e doenças.

O evento ocorre em formato de caravana, tendo início pelo município de Caruaru (PE) e terminando em Campina Grande (PB), com os cerca de 100 participantes visitando experiências de sucesso em agroecologia nas comunidades rurais. O objetivo é facilitar com que experiências agroecológica, de organização comunitária e acesso à água, igualmente apoiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), como o Paulo Freire, sejam visitadas e possam servir de exemplo, para dentro e fora do Brasil.

“Fiquei muito alegre e, assim que recebi a notícia, corri para minha mãe que ficou muito feliz também. Esta é uma grande chance de poder aprender novas técnicas com outras pessoas e espero poder repassar tudo aquilo que eu aprender para outras pessoas”, comenta Gonçalo. Para ele, o Intercâmbio de Saberes ainda representa uma chance de ajudar a família com novos conhecimentos em agroecologia e convivência com o semiárido.

O Intercâmbio de Saberes nos Semiáridos da América Latina é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Programa Semear Internacional, dentre outros parceiros e apoiadores. Os encontros tiveram início na província de Salta, na Argentina, em novembro do ano passado, quando foram visitadas iniciativas que se destacam na área do mapeamento participativo e acesso à água. Na segunda etapa, técnicos e beneficiários receberam uma capacitação intensiva em técnicas de mapeamento participativo, com aplicação prática na comunidade quilombola do Batoque, no município de Sobral, no Ceará.