Do chão da rodoviária à defesa da agroecologia em comunidades rurais cearenses

16 de dezembro de 2020 - 13:21

Texto: André Gurjão, Bernardo Lucas, Rones Maciel e Cetra | Imagens: Alyne Araújo e Maria Claudiana Araújo (Cetra)

O canto do galo marca o início desta reportagem na comunidade Santa Luzia, a 14 km de Sobral. A agricultora Flaviana de Lima Silva, de 40 anos, nasceu e cresceu ali e também foi na Serra do Jordão em que se tornou beneficiária do Projeto Paulo Freire. A 78 km dali, no distrito de Boa Vista, município de Irauçuba, D. Albaniza representa um dos 34 beneficiários do projeto pela Associação Comunitária de Boa Vista II.

Em comum, além de receberem projetos produtivos pelo Projeto Paulo Freire, a força da mulher do sertão: são feirantes e lideranças comunitárias. O projeto é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e conta em ambas comunidades com a Assessoria Técnica Contínua prestada pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (CETRA).

Ao todo são R$ 447.032,80 investidos em projetos produtivos nas áreas de avicultura, ovinocaprinocultura, artesanato e tecnologias sociais. “Com as cisternas de primeira e segunda água, que chegaram em 2018, tudo ficou mais fácil. Pude produzir e aumentar a diversidade de produtos com água que recebi do Projeto Paulo Freire”, comemora Flaviana.“Apesar de ser mensal, e ainda não supra todas as nossas necessidades, a feira melhorou muito. Não vendemos somente frutas: temos também verduras, doces e bolos”, complementa.

“Naquela época, para conseguir alguma coisa na vida era muito sofrimento. Dormi várias vezes no chão das rodoviárias”, recorda D. Albaniza o período em que morou no Sul e Sudeste do País. “Hoje, crio galinha, pato, ganso e capote e faço bolo, pamonha, canjica e doces. Tenho meu quintal produtivo com frutas, hortaliças, forrageiras, plantas medicinais e ornamentais. Como de forma saudável e melhoro a minha renda com as feiras e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)”, celebra.