Projeto São José IV: prazo para manifestação de interesse se encerra em 15 dias

20 de janeiro de 2021 - 07:00

Texto e Imagem: André Gurjão

Termina no dia 4 de fevereiro o prazo para que associações comunitárias de todo Ceará manifestem interesse em concorrer ao primeiro edital de abastecimento d´água do Projeto São José (Edital No. 02/2020). A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário será responsável pela implantação de 50 sistemas de abastecimento d´água pelo interior do Estado e o investimento previsto pelo edital.

O objetivo é apoiar os esforços de universalização do acesso a serviços de água, investindo na prestação de serviços sustentáveis e resilientes em comunidades rurais. A previsão é que, nos próximos cinco anos, o PSJ IV beneficie 94 mil pessoas com a implantação de 165 abastecimentos d´água, 5.250 módulos sanitários e 200 reusos d´água de cinzas.

Além disso, 13 mil famílias serão beneficiadas com 430 projetos de inclusão produtiva. “Essa é a grande visão que o Projeto São José tem, de democratizar e dar oportunidade para essas famílias que moram no campo no estado do Ceará”, destacou o governador Camilo Santana durante o lançamento do PSJ IV no Palácio da Abolição.

“Aquela imagem da lata d’água na cabeça vai acabar, em um período muito curto, com a universalização d´água em nosso sertão. Ao olharmos esse processo, vamos dar um passo de consolidação para desenvolver, agregar e ampliar a atividade agrícola e pecuária, com foco no mercado e na comercialização”, pontuou De Assis Diniz, secretário de Desenvolvimento Agrário.