Paulo Freire marca Mês da Mulher promovendo eventos virtuais

8 de março de 2021 - 16:19

Texto: Rones Maciel

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Projeto Paulo Freire, promove a 4ª edição da Campanha “Mulheres do Semiárido: Semeando Direitos em Primeiro Lugar”. A ação foca mulheres rurais do semiárido que ocupam os territórios do Cariri, dos Inhamuns e de Sobral e promove, em parceria com entidades prestadoras de Assistência Técnica Contínua e parceiros locais, atividades virtuais, como: publicação de posts em redes sociais, lançamentos de vídeos, cartilhas e podcasts e divulgação de pesquisas, dentre outras atividades.

Desde 2018, a Campanha Mulheres do Semiárido promove debates, oficinas, rodas de conversa e, até mesmo, uma exposição fotográfica itinerante. Ainda na atual edição, estão previstas as realizações de rodas de conversa virtuais (lives) e de um webinar, na perspectiva de debater os direitos das mulheres e o impacto da pandemia na vida das mulheres rurais. “Vocês já imaginaram o que seria da vida, da agricultura familiar e da agroecologia se não fossem as mulheres?”, provoca a Carta Aberta às Mulheres do Semiárido.

“As mulheres rurais têm grandes contribuições: na garantia da comida que chega à nossa mesa, na preservação ambiental, na organização comunitária, na composição da renda da família e na convivência com o semiárido. Mesmo assim, como nossa sociedade é machista, na maioria das vezes as mulheres são invisibilizadas e desvalorizadas”, continua o documento. “Também vivemos numa sociedade racista e quando as mulheres são negras, indígenas e quilombolas, mais discriminações e violências elas enfrentam”

A Campanha “Mulheres do Semiárido: semeando direitos em primeiro lugar” é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e do Projeto Paulo Freire, em parceria com a Cáritas Diocensana de Cratéus, Esplar, Cealtu, Instituto Antônio Conselheiro, Cetra, Ong Cactus e Instituto Flor do Piqui. O projeto é financiado com recursos de um acordo de empréstimo entre o Governo do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).