Projeto Paulo Freire investe em avicultura em Tauá e Quiterianópolis

11 de março de 2021 - 01:35

Texto: André Gurjão | Vídeo: Cáritas Diocesana de Crateús

Nas comunidades de Riacho Fundo e Cigano, nos Sertões dos Inhamuns, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Projeto Paulo Freire investem na avicultura caipira para combater a extrema pobreza rural. “Aqui foram 19 famílias contempladas, 14 com ovinocultura e 5 com as aves: tudo coisa que veio para fortalecer a nossa comunidade. Como ensiladeira, que chegou à tempo e deu pra fazer a forragem no inverno para alimentar os animais no tempo da seca”, ilustra José Ivanildo.

“Antes dos pintos chegarem, a gente foi preparada: aprendi a fazer as rações, como cuidar deles e o que precisam da gente. Recebemos a casinha (aviário), a área de pastejo e os meninos (técnicos) ajudam muito a gente”, elogia Mazé a Assistência Técnica Contínua prestada pela Cáritas Diocesana de Crateús. “Antes deles chegarem aqui, era tudo muito parado e nossa visão era outra. Agora, não, mudou e foi pra melhor”, avalia o líder comunitário.

“A orientação técnica é muito importante e eles orientam em tudo. Aprendi demais com eles, até mesmo porque nunca tinha mexido com isso (avicultura) e com eles ensinando aqui deu tudo certo”, testemunha Jânio Alves, da comunidade Cigano, município de Quiterianópolis. “Eu tiro o meu alimento tudo aqui do trabalho do Paulo Freire. Eu vendo no município de Quiterianópolis, nas feiras e na localidade Santa Luzia, que fica lá em Tauá”, conclui.