Projeto promove enfrentamento do machismo e racismo em Sobral

29 de março de 2021 - 03:07

Texto e edição: Rones Maciel e Bernardo Lucas

“Nessa realidade que estamos vivendo (a pandemia do Covid-19) é um momento muito difícil de enfrentamento do machismo, do racismo e para as mulheres se organizarem”, acredita Maria José Rodrigues, de 52 anos. A beneficiária do Projeto Paulo Freire acompanhada pelo Cetra na comunidade Sítio Croatá, no município de Sobral, gravou um vídeo para a campanha “Mulheres do Semiárido acompanhada da filha Ana Cristina Rodrigues e se diz mais forte, preparada e entusiasmada.

 

Mãe e filha participam da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias de Sobral, com venda de alimentos do próprio quintal e produtos beneficiados, como bolos, doces e tapiocas. Hoje, a família vende alimentos na feira virtual da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias e Maria José é presidenta da Associação Comunitária dos/as Agricultores/as do Sítio Croatá e participa também das cadernetas agroecológicas, juntamente com Ana Cristina.

A Campanha “Mulheres do Semiárido: semeando direitos em primeiro lugar” é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, por meio do Projeto Paulo Freire, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). A ação é executada nos territórios do Cariri, Inhamuns e Sobral pelas entidades de assessoria técnica: Cáritas Diocesana de Cratéus, Cealtru, Cetra, Esplar, Instituto Antônio Conselheiro, Instituto Flor do Piqui e Ong Cactus.