Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola destaca atuação do Paulo Freire

20 de julho de 2021 - 10:29

Texto: André Gurjão | Imagem: CETRA/FIDA

Mais uma vez, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola destaca a atuação do Projeto Paulo Freire. Após elogiar a prestação de Assistência Técnica Contínua (ATC) remota no período da pandemia do Covid-19, o órgão das Nações Unidas cita o uso das tecnologias sociais, os reúsos d´água de cinzas domiciliares e as cisternas de placa, como alternativa segura para o convívio com o semiárido.

“Em cinco meses, utilizamos em torno de 18.000 litros d´água”, relata a agricultora familiar Maria Liduína Leal Martins, da comunidade rural Sítio Arueiras. “Isso é quase 50% da quantidade total que usamos em casa. Graças ao sistema de reúso d´água de cinzas cultivamos uma grande variedade de verduras, frutas e flores e, agora, com uma quantidade segura d´água, nossa produção estabilizou-se”.

Além disso, o reúso é um equipamento relativamente barato, fácil de construir e manter e não necessita de produtos químicos. A água é tratada por uma série de tanques: o primeiro elimina os materiais sólidos e semi sólidos, como a gordura que desce da pia. O segundo é onde ocorre a decomposição anaeróbica do material e no terceiro são eliminados patógenos que tornariam a água imprópria para agricultura.

O outro exemplo de tecnologia social citada pela matéria é o uso das cisternas de placa para o armazenamento d´água. “É uma obviedade: sem uma forma de armazenar água a vida humana não seria possível no semiárido”, argumenta a reportagem. “Antes, esse solo estava esgotado, mas graças à barragem subterrânea, ele recuperou a fertilidade”, cita Iranildo Garcia, do Estado da Paraíba.