Como participar do Edital do Projeto São José Jovem?

27 de julho de 2021 - 18:19

Texto: André Gurjão | Imagens: Marcos Vieira e André Gurjão

O edital já se encontra disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e a fase atual traz como objetivo a divulgação do documento para o maior número de jovens entre 18 e 29 anos

O governador Camilo Santana e o secretário De Assis Diniz lançaram no Palácio da Abolição o Projeto São José Jovem (Edital No. 03/2021) na última terça-feira (27). A iniciativa prevê R$ 1,5 milhão para iniciativas que promovam a autonomia econômica e social das Juventudes Rurais de base familiar. A meta prevista é selecionar projetos na área rural para 150 jovens entre 18 e 29 anos.

A fase atual, que segue até o dia 26 de agosto, é de divulgação do edital e traz como objetivo fazer com que o máximo de pessoas tomem conhecimento do PSJ IV Jovem. Na data seguinte, ficam abertas as inscrições por meio do preenchimento das Manifestações de Interesse disponíveis no site da SDA, sendo a veracidade dos dados informados de total responsabilidade dos proponentes.

Só será aceita uma proposta para cada jovem rural e aquelas que não atenderem às condições estabelecidas, ou prazos estabelecidos, serão desconsideradas. Uma das inovações é que os candidatos terão que encaminhar um vídeo gravado com o celular na horizontal com duração máxima de três minutos. Nele deverão constar identificação pessoal e uma apresentação sucinta e criativa da proposta.

A Manifestação de Interesse poderá ser editada quantas vezes forem necessárias e o prazo final para o envio é o dia 13 de setembro de 2021. No entanto, a Unidade de Gerenciamento do Projeto São José IV recomenda que todas as informações sejam enviadas com o máximo de antecedência para que não ocorram problemas na transmissão. A relação dos inscritos será conhecida no dia 15 de setembro de 2021.

O resultado preliminar da primeira fase da seleção será publicado no site do órgão do Governo do Ceará até o dia 20 de outubro, sendo possível a interposição de recursos entre os dias 21 e 27 do mesmo mês.O Edital No. 03/2021 ainda comunica que a divulgação do resultado das Manifestações de Interesse classificadas para a segunda fase será de conhecimento público até 8 de novembro.

“Os pedidos de esclarecimentos, decorrentes de dúvidas na interpretação deste Edital e de seus anexos deverão ser encaminhados com antecedência mínima de 10 dias da data limite para envio da MI, exclusivamente de forma eletrônica, pelo e-mail edital032021.psj@sda.ce.gov.br”, publicou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário por meio do próprio site.

As fase seguintes da seleção incluem: elaboração e aprovação do projeto de intervenção e implantação do projeto de intervenção. A segunda fase ainda é subdivida em capacitação, análise do projeto de intervenção e divulgação do resultado final. Por fim, a fase três contempla visita de campo, repasse dos recursos e apoio técnico.