Seminário Internacional reúne agricultores familiares da Bolívia, Paraguai e Argentina em Sobral

25 de novembro de 2021 - 09:00

Agricultores, agricultoras, técnicos e técnicas da Bolívia, Argentina e Paraguai se reunirão na cidade de Sobral, no Ceará, para participar do Seminário Internacional “Semiáridos da América Latina: intercambiando saberes e sonhos”, e de um intercâmbio com visitas a comunidades rurais na zona rural do município para conhecer experiências exitosas na região. Os eventos serão realizados de forma presencial, respeitando todos os protocolos sanitários, e terá atividades nas áreas de tecnologia; comercialização solidária em feiras agroecológicas; organização em Redes de Agricultores/as Agroecológicos/as e Solidários/as; tecnologias sociais de convivência com o semiárido, e assessoria técnica agroecológica.

A programação iniciará nesta quinta-feira (25) com uma visita ao quiosque agroecológico em Sobral e seguirá até o dia 03 de dezembro, com a realização do Seminário Internacional, que terá momentos de apresentação dos participantes sobre as experiências visitadas durante toda a semana. Também será realizada uma LIVE híbrida no Quiosque Agroecológico, com integrantes de Redes e Organizações.

O objetivo dos dois eventos é promover a Feira de Saberes e Sabores, compartilhar experiências dos projetos Paulo Freire e Saberes do Semiárido, além de proporcionar uma troca de informações entre os participantes de outros países abordando tecnologias sociais, manejo dos agroecossistemas, produção agroecológica, beneficiamento e comercialização dos produtos agroecológicos.

Para o intercâmbio estão programadas visitas a Escola Família Agroecológica (EFA) Família Regina – Boqueirão/Areias; a Comunidade de Santa Luzia, em Sobral; e a Terra Indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca. Os participantes ainda acompanharão a construção de tecnologias como um fogão ecológico, um biodigestor e implantação de um sistema de reuso de água. A intenção é fazer com que estas técnicas sejam replicadas nos países de origem dos participantes.

O intercâmbio e o Seminário são uma realização do Aksaam, através do Cetra e o projeto Saberes do Semiárido, e contam com o apoio do projeto Paulo Freire, iniciativas financiadas pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agricola (FIDA), no Ceará.