SDA constrói pactos territoriais para desenvolvimento local em comunidades rurais

14 de março de 2023 - 17:15

Texto: Marcel Bezerra - Ascom SDA | Web: Luan Herculano

Técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Assentamentos, Reassentamentos, Povos e Comunidades Tradicionais (Codea) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizaram no município de Jaguaruana, no início de março, reuniões com as comunidades de Antonópolis e Figueiredo. As atividades fazem parte da construção dos pactos territoriais para o desenvolvimento local de comunidades rurais.

Metodologia de desenvolvimento local dos municípios, os pactos são construídos em parceria entre a SDA, as secretarias de agricultura dos municípios e as comunidades. Conforme o coordenador da Codea, Castro Júnior, eles incluem planos de ação elaborados de acordo com as dimensões econômicas, sociais e ambientais de cada localidade. As assessoras técnicas da Codea Áricles Fernandes e Selma Gomes participaram das reuniões em Jaguaruana, onde a comunidade de Rosa Luxemburgo também está incluída no trabalho.

“Os planos têm prazos determinados e determinam as atribuições de cada ente participante. As demandas são apresentadas e fazemos um plano de ação para desenvolver as atividades”, explica. O coordenador afirma ainda que também estão sendo realizados trabalhos piloto em Itapipoca e Trairi. “Além disso, há interesse do município de Amontada e o trabalho está sendo iniciado em Hidrolândia”, adianta.