SDA e Sejuv dialogam sobre desafios da política pública para juventude rural no Ceará

12 de abril de 2023 - 15:18

Texto: Rones Maciel - Ascom PSJ | Web: Naélio Santos | Fotos: Layanne Pinheiro - Ascom Sejuv

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ), esteve em diálogo com representantes da Secretaria da Juventude do Ceará (Sejuv), na manhã desta terça-feira (11/04). O objetivo do encontro foi abrir o canal institucional para fortalecimento da política pública voltadas para juventude rural do estado, a partir de experiências exitosas da SDA.

Recém-criada no governo Elmano, a Sejuv foi representada pelo secretário executivo, André Marinho, que esteve acompanhado do assessor Especial, João Bosco e da assessora de comunicação, Layanne Pinheiro. A equipe foi recepcionada pelo secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto.

É possível e necessária a construção de uma política sólida de juventude, com um olhar especial para os jovens rurais. A SDA pode, a partir dos seus projetos, como Mandala nas Escolas, Paulo Freire e São José enriquecer o debate e a elaboração de novas ações em nível estadual de forma integrada”, pontuou Marcos Jacinto ao destacar a importância do diálogo entre a duas secretarias de Estado.

O secretário executivo da Sejuv, André Marinho, destacou os avanços que o estado tem tido na política pública de juventude, mas também apontou os desafios. Para Marinho, ainda é necessário atuar, especialmente, com populações jovens vulneráveis dos grandes centros urbanos, assim como dos pequenos, periféricos e rurais. O secretário apresentou ainda três programas que a Sejuv tem o objetivo de executar.

Marinho também reforçou que será essencial contar com a contribuições da SDA na elaboração e atuação dessas políticas, destacando a amplitude da Secretara a nível de estado e público atendido.

Visita ao PSJ

A representação da Sejuv também visitou a sede do Projeto São José. Na oportunidade, a equipe técnica do projeto, sob a coordenação do professor Lafaete Almeida, apresentou as estratégias e ações que o PSJ tem desenvolvido junto às juventudes no estado.

Em destaque, o Edital São José Jovem, que na fase atual, está sendo realizada a assinatura dos termos de fomentos pelos jovens em seus municípios. Quase 300 jovens rurais deverão receber até R$ 15 mil cada para implantação dos seus projetos, um investimento total de R$ 4,4 milhões.

Como encaminhamento dos encontros, ficou acertado que a SDA indicará representantes das suas equipes técnicas para integrar um comitê de diálogo de proposição, monitoramento e avaliação da política pública de juventude do Ceará.