SDA reúne secretarias de Agricultura do Vale do Curu e entrega equipamentos na Expoita

1 de setembro de 2023 - 15:16

Texto: Glauber Sobral | Fotos: Marcel Bezerra e Gustavo Araújo | Web: Luan Herculano

O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, realizou encontro com secretários(as) de Agricultura da região Vale do Curu e Aracatiaçu, na tarde do terceiro dia de atividades do estande da SDA na 25° Expoita. Os desafios das políticas públicas de apoio à agricultura familiar e os recursos para as secretarias municipais foram os temas centrais da reunião.

“Estou muito feliz com a presença de todos vocês, secretários e secretárias, com esse momento de debater as principais perspectivas para a nossa agricultura. Aqui, nos reunimos para um alinhamento das principais expectativas da nossa gestão e reforçamos o compromisso da nossa secretaria com os nossos trabalhadores cearenses”, afirmou o secretário da SDA.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Recursos Hídricos de Itapipoca, Fábio Pires, agradeceu o apoio do Governo do Ceará no enfrentamento dos desafios no município.

“A nossa região tem suas dificuldades e a nossa secretaria projeta mais recursos para as políticas de apoio ao agricultor familiar. O nosso município quer mais capacitação e espera que o Governo do Estado ajude a gente comprar mais implementos agrícolas, por exemplo. Temos outras pautas e, a gente vai conversando, secretário”, indicou.

Hora de Plantar

Em sua participação, a secretária de Apuiarés, Conceição Gomes, pontuou sobre o programa Hora de Plantar. Para a safra de 2022/2023, o Governo do Ceará, por meio da SDA, investiu cerca de R$ 24 milhões. Conforme a gestão estadual, 164 mil agricultores cearenses foram beneficiados pelo programa.

“Nos destacamos a força do programa Hora de Plantar, vindo da semente ao consumo de insumos. É satisfatório notar que o apoio do Governo do Estado tem trazido frutos para a nossa sociedade. Com essa política, a gente está vendo que é possível conviver com as problemáticas do sertão. E queremos mais o apoio da SDA no aumento dos recursos para este programa”, destacou.

Prioridades da gestão

De acordo com o secretário Moisés Braz, o governo estadual estabeleceu quatro prioridades até o fim deste ano. Entre os pontos-chaves estão o Ceará Sem Fome, universalização do acesso à água, política do Hora de Plantar e a mecanização agrícola.

“Preciso do apoio e parceria de vocês para cumprir as prioridades da nossa gestão. E reforço aqui, me coloco à disposição para receber todos vocês lá na sede da SDA, em Fortaleza. A orientação do nosso governador Elmano de Freitas é dialogar com todos vocês”, finalizou o titular da SDA.

Marcaram presença os secretários de Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Miraíma, Pentecoste, Tejuçuoca, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Diálogo com a SDA

Para o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, o encontro estimula o diálogo entre a pasta estadual e as prefeituras municipais. “O momento foi necessário para a apresentação das principais políticas e ações da secretaria e, ao mesmo tempo, serviu para ouvir as demandas dos secretários e secretárias municipais da Agricultura de toda a região. Aqui, eles trouxeram as demandas prioritárias e proposições para nós da SDA”, frisou o secretário.

Durante a atividade, os secretários Moisés Braz e Marcos Jacinto fizeram ainda a entrega simbólica de equipamentos para o Programa de Aquisição de Alimentos e certificados do Programa Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) para os municípios da região, além de uma ensiladeira para uma entidade de Itapipoca.

Também marcaram presença na reunião o secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, o diretor técnico do Agropolos, Nathizael Goncalves, e o coordenador Fedaf, Henrique Pais.

PAA Leite e PAA Indígena

O terceiro dia do estande da SDA na Expoita contou com palestras, atendimentos e exposição de materiais da agricultura familiar. No período da tarde, a coordenadora estadual do PAA Leite, Gizeli Morais, ministrou palestra sobre o PAA Leite. A servidora falou sobre o início, transição e novidades das políticas de combate à fome.

“O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) é um grande desafio. A mudança é que o novo governo busca alternativas para garantir que o Sisan seja fortalecido. Aqui no Ceará, o PAA Leite não é só um programa, ele agora é uma política pública que vai muito além de entregar e receber os alimentos. Por trás disso tem toda uma estrutura consolidada e uma razão de ser”, pontuou.

No período da manhã, técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece) palestraram sobre cooperativismo, comercialização e o Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf). As novidades do PAA Indígena e do Ceará Sem Fome também foram destaques nesta quinta-feira (30), no estande da SDA na Expoita.

SDA na Expoita

A SDA estreia na 25ª Expoita, que acontece de 27 de agosto até 3 de setembro no Parque de Exposições Coronel Hildeberto Barroso, em Itapipoca, e tem entrada gratuita.

Em apoio ao programa estadual Ceará Sem Fome, o público é convidado a doar dois quilos de alimentos na entrada. A Expoita tem variadas atrações, que incluem torneios, parque de diversões, minifazenda, shows musicais, Feira de Saberes e Sabores — com venda de artesanato, comidas típicas e produtos da agricultura familiar.