Projeto São José, Universidade de Málaga e Uece promovem oficina com Juventudes Rurais

28 de setembro de 2023 - 12:40

Texto: Marcel Bezerra e Elane Lima | Fotos e vídeos: Assessoria de Comunicação SDA/ PSJ

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ IV), promove nestas quarta (27) e quinta (28), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade de Málaga (Espanha), a Oficina Juventudes Rurais.
Cerca de 20 jovens que receberam formação e recurso oriundo do edital PSJ Jovem, bem como daqueles que não foram selecionados, participaram do encontro, que teve como objetivo colher informações sobre a vivência do jovem no campo, suas perspectivas para o futuro e sucessão rural.

“As realidades entre Brasil e Espanha são parecidas. Entre os desafios comuns, está a permanência dos jovens em seus territórios rurais, porque não podemos deixar de ver que o ambiente rural vai facilitar o progresso das sociedades”, afirma o Professor Rafael Arredondo Quijada, da Universidade de Málaga (Espanha).

Coordenador do Projeto São José, o professor Lafaete Almeida elenca alguns dos principais desafios para a sucessão rural. “É preciso analisar as preocupações prevalentes entre os jovens nas áreas rurais e detectar as necessidades e oportunidades. Além disso, é importante abordar os fatores de risco e de proteção que permitem aos jovens permanecerem nas zonas rurais com o meio acadêmico e desenvolver pesquisas sobre juventudes rurais no estado do Ceará”, coloca. Na opinião do coordenador, esse processo é um grande passo em direção a um futuro mais promissor para as juventudes rurais e a agricultura familiar.

PARTILHA DE SABERES

A agricultura familiar é a base da produção de alimentos em muitas regiões do mundo, pois desempenha papel fundamental na segurança alimentar global. Os jovens rurais são herdeiros naturais desse legado, mas muitas vezes enfrentam barreiras que dificultam sua permanência e sucesso no campo. Identificar essas barreiras e propor soluções que fortaleçam a agricultura familiar são pautas tratadas nessa partilha”, explica Karina Holanda, gerente de fortalecimento e gerenciamento do Projeto São José.

Muitos jovens rurais têm o desejo de dar continuidade ao trabalho de suas famílias, mas esbarram em desafios que vão desde a falta de recursos até a falta de capacitação adequada. Segundo Arildo Soares, 28 anos, do Assentamento Coqueiro, município de Itapipoca, o pontapé inicial é sua força de vontade. “Porque mesmo eu não trabalhando com a agricultura, mas sendo no meio rural, vou estar fortalecendo meu meio rural. O importante é não desistir dos seus ideais”, diz.

SUCESSÃO RURAL

A sucessão rural é um tema crítico para a manutenção das atividades agrícolas a longo prazo. Muitos jovens rurais têm o desejo de dar continuidade ao trabalho de suas famílias, mas esbarram em desafios que vão desde a falta de recursos até a falta de capacitação adequada. A oficina busca entender as expectativas e necessidades desses jovens em relação à sucessão rural e propor estratégias para facilitar esse processo, garantindo a continuidade das práticas agrícolas tradicionais.

Segundo Moacir Júnior, técnico do Projeto São José, a Oficina da Juventude Rural traz um momento único. “É um momento em que a gente começa a perceber como é que esse jovem se comporta hoje no campo, quem são eles, quais suas necessidades, aonde o projeto pode estar alavancando a cultura dessa sucessão rural”, afirma. Ao mesmo tempo, acrescenta, “o projeto vem traçando uma questão de inovação e que traz consigo algo extremamente importante, o escutar do outro. Isso é o diferencial dessa política pública que o estado do Ceará vem fazendo ao longo desses 30 anos”.

IMPORTÂNCIA DA OFICINA

A importância da colaboração entre instituições acadêmicas, como a Universidade de Málaga, e órgãos governamentais, como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Projeto São José (PSJ) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), na promoção de iniciativas como a oficina “Juventude Rural” é destacada pela gerente Karina Holanda. Ela ressalta que essa colaboração é fundamental para a implementação de soluções práticas diante da diversidade de jovens rurais beneficiários do Edital Juventudes Rurais no âmbito do Projeto São José.