Projeto São José apresenta resultados em revisão de carteira do Banco Mundial

27 de outubro de 2023 - 17:00

Texto: Rones Maciel | Fotos: Acervo PSJ

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), apresentou os resultados do Projeto São José (PSJ) na reunião de revisão de carteira dos projetos do Banco Mundial para o Nordeste, na manhã desta sexta-feira (27), em Fortaleza.

A reunião oportunizou a apresentação para o Banco Mundial/Bird e Governo Federal das ações já executadas, a executar e as prioritárias para os próximos dois anos do projeto. Foram mostrados ainda casos de sucesso no PSJ, reforçando as atividades econômicas para geração de renda e acesso a mercados, o acesso à água e saneamento rural. Além de garantir e promover a mulheres, jovens e povos tradicionais o acesso a fomentos produtivos e capacitações para o desenvolvimento sustentável das organizações da agricultura familiar.

O secretário do Desenvolvimento Agrário Moisés Braz destacou a importância do São José para o Ceará na garantia de políticas de desenvolvimento social e econômico e os esforços que a SDA tem feito para executar o projeto.

“Mais uma vez, quero dizer do compromisso do nosso governador Elmano de Freitas e da nossa equipe e secretários do Sistema SDA em somar esforços para continuar executando e priorizando o que tiver que ser priorizado. Fazemos isso para alcançarmos as metas e objetivos esperados com esse grande projeto que é o São José. Agradeço ao Banco Mundial pela parceria e coloco para o Governo Federal a importância que o PSJ tem para o enfrentamento à pobreza e à fome no nosso estado, gerando renda e desenvolvimento no meio rural”, ressaltou o secretário Moisés.

O coordenador do projeto, Lafaete Almeida, falou dos desafios dos últimos dois anos do projeto e a importância do PSJ para promoção do acesso à água e saneamento rural, fomento produtivo e desenvolvimento sustentável para organizações da agricultura familiar do Ceará.

“É muito bom apresentarmos as estratégias e resultados do Projeto São José, principalmente para o governo federal, porque a gente traz todos os avanços que foram feitos nesses últimos três anos de projeto, mesmo em tempos de pandemia de Covid-19 e seca no nosso estado. Selecionamos mais de doze mil beneficiários, lançamos editais de chamamento público, fizemos o edital exclusivo para as juventudes rurais, e vamos fazer muito mais ainda com as mulheres. E a implantação de sistemas de abastecimento de água. Então, é sempre bom a gente poder em momentos como esse, junto com o Banco Mundial, governo do Estado e o governo Federal, apresentar os avanços e as proposições de novas atividades pro projeto. Sem contar os casos de sucesso e as boas práticas que a gente vem apresentando”, destacou Almeida.