Segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa é lançada no Ceará; saiba como vacinar animais

30 de outubro de 2023 - 12:58

Assessoria de Comunicação da SDA com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Ceará e da Adagri

O Governo do Ceará realizou o lançamento da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, na manhã desta segunda-feira (30). O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, participou da solenidade ao lado do governador Elmano de Freitas e de outros representantes do setor agropecuário cearense.

“Precisamos sensibilizar os grandes, médios e pequenos agropecuaristas do Ceará sobre a campanha, que começa a partir do dia 1° de novembro”, destacou o secretário durante a solenidade. A campanha segue até 30 de novembro para aquisição da vacina e, até o dia 15 de dezembro para a declaração da vacinação e atualização cadastral.

Durante live realizada no Palácio da Abolição, com as presenças de representantes de todos os segmentos envolvidos, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da mobilização e do compromisso de todos. “Temos que alcançar pelo menos 90% do nosso rebanho vacinado”, alertou, acrescentando que será feita uma grande campanha de chamamento dos criadores.

“Nos últimos anos, avançamos muito no programa de combate à Febre Aftosa no Ceará. Mesmo com o saldo positivo, precisamos ainda sensibilizar grandes, médios e pequenos agropecuaristas da importância de vacinar os animais. O nosso compromisso é garantir que todo o Ceará fique livre da Febre Aftosa”, acrescentou Moisés.

Confira o pronunciamento do Secretário da SDA

Nesta etapa, devem ser vacinados apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, o que chega a cerca de 925 mil animais.

No Ceará, a campanha é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), conforme as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A declaração da vacinação junto à entidade pode ser feita pelo Portal do Produtor (www.adagri.ce.gov.br), de forma presencial nos Núcleos Locais da Adagri ou em um dos escritórios parceiros nos municípios.

São parceiros do programa a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vinculada à SDA, Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec/Senar), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Ceará (Fetraece), Associação de Municípios do Ceará (Aprece) e secretarias municipais de Agricultura do Ceará.

Resultados da primeira etapa

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada de 2 de maio a 17 de junho, atingiu o índice 91,81% de vacinação de bovinos e bubalinos no Ceará. O resultado é superior ao do mesmo de período de 2022, quando o índice chegou a 91,31%.

O rebanho cearense conta conta, aproximadamente, 2,7 milhões de animais. Dos 184 municípios cearenses, 12 atingiram o índice de vacinação de 100% do rebanho. Foram eles: Alcântaras, Antonina do Norte, Cariús, Graça, Itaitinga, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Pacatuba, Piquet Carneiro, Senador Sá e Uruburetama. Já 120 municípios vacinaram seu rebanho acima de 90%, 42 municípios vacinaram acima de 80% e apenas 10 municípios vacinaram abaixo de 80%.